domingo, 22 de novembro de 2009

São Paulo e Flamengo entram em campo pela liderança do Brasileirão


O São Paulo demorou 34 rodadas para assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Depois de mantê-la ao bater o Vitória por 2 a 0, o tricolor paulista já corre um sério risco de deixar a ponta da competição. A ameaça é o Flamengo, segundo colocado e apenas dois pontos a menos que os são-paulinos.

As duas equipes estarão em campo neste domingo (22), mas em horários diferentes. Às 17h (horário de Brasília), o São Paulo, com 62 pontos, irá enfrentar o Botafogo, fora de casa, no Engenhão. Mais tarde, o Flamengo, 60, receberá o Goiás, às 19h30, em um lotado Maracanã.

Para manter a liderança sem depender do resultado do Flamengo, os são-paulinos precisarão vencer o Botafogo. Caso empate, o São Paulo chegará aos 63 pontos e 17 vitórias. Se os rubro-negros vencerem o Goiás, somarão os mesmos 63 pontos, mas com 18 vitórias, assumindo a primeira colocação.

Mas não é apenas o fator campo que deixa a missão tricolor mais difícil. Apesar de estar atrás do Goiás na tabela de classificação, o Botafogo, 16º colocado com 41 pontos, poderá jogar com muito mais motivação, já que apenas a vitória o garantirá fora da zona de rebaixamento do campeonato. Já o Goiás, nono lugar com 50 pontos, apenas cumpre tabela.

Com remotas chances de título, mas em um tenso duelo por vaga na Copa Libertadores, Atlético-MG e Internacional jogarão às 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. As duas equipes estão empatadas no número de pontos, 56 cada uma, mas os gaúchos levam vantagem no saldo de gols, 16 a 5.

Além de poder abrir três pontos de vantagem para o rival deste domingo, quem vencer ainda conquistará o terceiro lugar do campeonato. O Palmeiras, derrotado pelo Grêmio na última quarta-feira, parou nos 59 pontos e ficaria atrás nos critérios de desempate, tanto de Atlético-MG quanto de Inter.

Em outro jogo das 17h, o Sport, já rebaixado para a Série B em 2010, poderá aproximar o Fluminense ainda mais do mesmo destino. A equipe tricolor, porém, vem embalada por quatro vitórias seguidas e com o sonho de, já nesta rodada, finalmente deixar o grupo dos quatro últimos colocados.

Também às 17h, o Santo André, que tem remotas chances de permanecer na Série A, recebe o Avaí, com um sonho distante de disputar a Copa Libertadores. Além desse jogo, Santos e Coritiba tenta se afastar de vez do risco de queda para a segunda divisão. Vitória e Barueri, às 19h30, fecham a rodada no Barradão, em Salvador.

Do R7

Nenhum comentário: