segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Na penúltima rodada, Fla assume a ponta e vira favorito para o título brasileiro


Após 37 rodadas, o Flamengo assumiu pela primeira vez a liderança do Campeonato Brasileiro. Justamente na hora decisiva. Depois de deixar a chance escapar no último fim de semana, o Rubro-negro não bobeou desta vez. Venceu o Corinthians por 2 a 0 e contou com o tropeço do São Paulo. Com 64 pontos, dois a mais que os rivais, o time carioca vai entrar na última rodada só dependendo de si para ser campeão. O Flamengo encara o Grêmio, no Maracanã, e todos os ingressos reservados para a torcida rubro-negra já foram vendidos.

Após uma rodada eletrizante, com o recorde de gols em 2009 - 44 - quatro clubes vão para a última rodada com chance de conquistar o título. Mas o Rubro-negro está com a mão na taça. Segundo o matemático Tristão Garcia, o time carioca tem 76% de chance de conquistar o título. O Internacional tem 18% e Palmeiras e São Paulo aparecem com só 3%.



A rodada também foi boa para outro carioca. O Fluminense saiu da zona de rebaixamento após 24 rodadas. O Tricolor vai para a última rodada precisando apenas de um empate com o Coritiba para escapar da Série B. Algo que o Atlético-PR conseguiu neste domingo vencendo o Botafogo em casa. O Alvinegro entrou na zona de degola, mas também só depende de si para se livrar do fantasma. Uma vitória sobre o Palmeiras, na última rodada, garante a permanência na Série A.


Da liderança para o quarto lugar



O São Paulo iniciou a rodada como o único clube que poderia sagrar-se campeão por antecipação. Mas com a derrota por 4 a 2 para o Goiás, deixou o gramado do Serra Dourada como o clube que tem menos chance de título entre os quatro que seguem na briga. A segunda derrota seguida na competição faz o time despencar na classificação. Da liderança, o Tricolor caiu para o quarto lugar e viu o tetracampeonato brasileiro se distanciar. Na última rodada, o São Paulo encara o Sport, no Morumbi. Mas o superintendente de futebol do Tricolor, Marco Aurélio Cunha, já jogou a toalha desanimado após a derrota.



- Para o São Paulo não dá mais. Acompanho futebol há 30 anos e sou realista - disse.



Mesmo sem Adriano, o Flamengo fez a sua parte em Campinas. Tornou-se o sexto clube a assumir a liderança do Campeonato Brasileiro e o primeiro a garantir matematicamente uma vaga na Taça Libertadores de 2010. Para conquistar o hexa, basta uma vitória sobre o Grêmio. Tudo parece conspirar a favor do clube carioca. Desde a semana passada o time gaúcho pensa dar férias antecipadas aos titulares. Além disso, se tirar pontos do Flamengo, o Grêmio pode dar o título de bandeja para o rival Internacional. Em Porto Alegre, os torcedores gremistas já gritavam "Mengo" após a vitória por 4 a 2 sobre o Barueri.



- Ao longo da semana, vamos ver quais jogadores poderão atuar. Alguns pediram férias antes. Vamos sem compromisso. É uma partida que não tem grande valor para nós. O Inter não pode nunca confiar no Grêmio, nem o Grêmio no Inter. Senão acaba o futebol no RS - disse o presidente do Grêmio Duda Kroeff.

Em Recife, o Colorado fez a sua parte. E está na cola do Flamengo. O rebaixado Sport até assustou e saiu na frente. Mas o Internacional virou no segundo tempo com os gols de Kleber e Andrezinho. Agora resta apostar no rival. Para ser campeão, o time gaúcho precisa vencer o Santo André na última rodada e torcer para que o rival Grêmio tire pelo menos um ponto dos cariocas. A vaga na Libertadores, pelo menos, está praticamente garantida graças a uma diferença de 14 gols de saldo entre os gaúchos e o Cruzeiro, quinto colocado.



No Palestra Itália, o Palmeiras ressurgiu. Antes da partida, a torcida chegou a protestar com um mosaico formando a palavra "vergonha". Parece ter dado resultado. O time que havia conquistado apenas seis dos últimos 27 pontos disputados venceu o Atlético-MG e pulou para o terceiro lugar. Na última rodada, o Palmeiras enfrenta o Botafogo, no Engenhão, ainda com chance de título. Do outro lado, o Galo deu adeus à briga pela Libertadores.



Confira a classificação do Campeonato Brasileiro



O Cruzeiro segue na briga por uma vaga na Libertadores, mas está em situação bem complicada. Apesar da vitória por 4 a 1 sobre o Coritiba, no Mineirão, o time está três pontos atrás de Internacional, Palmeiras e São Paulo. Para ficar com uma das vagas, o Cruzeiro precisa vencer o Santos fora de casa e torcer por uma derrota de Palmeiras ou São Paulo. A disputa contra o Internacional é praticamente impossível já que existe uma diferença de 14 gols de saldo para se tirar na última rodada.



Fluminense só depende de um empate; Bota se livra se vencer o Palmeiras



Na zona debaixo da tabela, quatro times ainda lutam contra o rebaixamento. Restam duas vagas já que o Náutico, com a derrota para o Santo André neste domingo, se juntou ao Sport na Série B em 2010. Fluminense, Coritiba e Botafogo só dependem de si para escapar. Já o Santo André respira por aparelhos. Três pontos atrás de Botafogo e Coritiba, o time paulista precisa vencer o Internacional, que briga pelo título, fora de casa e torcer por derrotas dos rivais.


No Maracanã, o Fluminense atropelou o Vitória. O triunfo por 4 a 0 fez o time finalmente deixar a zona de rebaixamento após 24 rodadas. A arrancada veio com seis vitórias seguidas. Agora, o Tricolor, com 45 pontos, faz um jogo de vida ou morte contra o Coritiba. O time paranaense perdeu para o Cruzeiro e está com 44 pontos. A partida vai ser em Curitiba, mas o time carioca joga pelo empate. Se o Fluminense perder precisa torcer para que o Botafogo não vença o Palmeiras.


Ao contrário do rival, o Atlético-PR respira aliviado. O Furacão venceu por 2 a 0 o Botafogo e escapou do rebaixamento. Com 47 pontos, o time não corre mais risco e entra na última rodada brigando com Vitória, Barueri e Santos por uma vaga na Copa Sul-Americana. Com a derrota, o Alvinegro carioca entrou na zona de rebaixamento com 44 pontos. Mas só depende de si na última rodada para se livrar da Série B. Se vencer o Palmeiras, em casa, permanece na Primeira Divisão. Isso porque Fluminense e Coritiba, dois adversários diretos, se enfrentam. Se empatar precisa torcer para uma vitória do Tricolor.



Segundo o matemático Tristão Garcia, o Fluminense tem 29% de chance de ser rebaixado, o Coritiba está com 32%, o Botafogo com 40% e o Santo André tem 99% de chance de jogar a Série B em 2010.



A última rodada promete ser emocionante. Treze clubes ainda brigam pelo título, por uma vaga na Libertadores e na Copa Sul-americana ou contra o rebaixamento. Oito jogos decisivos. Promessa de momentos eletrizantes no próximo domingo, a partir das 17h.

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Nenhum comentário: