quinta-feira, 28 de maio de 2009

Linha de crédito especial para Pólo de Confecções‏


As necessidades financeiras de Santa Cruz do Capibaribe e de Toritama foram expostas, ontem, à Comissão de Finanças da Alepe. As cidades integram o Pólo de Confecções de Caruaru, no Agreste pernambucano, juntamente com Caruaru.

Representantes do setor comercial dos dois municípios citados inicialmente participaram da audiência pública solicitada pelo vice-presidente do colegiado, deputado Edson Vieira (PSDC). O pleito mais significativo é a implantação de agências do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

“É urgente a concessão de linha de crédito específica para as atividades têxtil e de confecções. A medida, entre outros benefícios, atrairá para a formalidade empresas que, hoje, operam de maneira informal”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz, Bruno Bezerra, acrescentando que as localidades também precisam de mais agências de bancos privados.

O secretário de Indústria e Comércio de Toritama, Nieliton Martins, enfatizou que a cidade é a segunda maior produtora de jeans do Brasil, atrás apenas de São Paulo, e representa 16% da produção nacional do tecido. “O acesso ao crédito é fundamental para que pequenos empreendedores possam continuar gerando emprego. Estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que Toritama tem crescimento econômico anual semelhante ao da China, portanto esse potencial precisa ser olhado com mais atenção”, ponderou Martins.

Para o deputado Edson Vieira, a reunião foi satisfatória. “Reforçamos, mais uma vez, que as duas cidades precisam do suporte do BNB e da infraestrutura do Governo Estadual. Esperamos que, por meio da Comissão de Finanças, possamos contribuir, ainda mais, com o desenvolvimento do Agreste”, frisou.

Fonte: Diário Oficial - 28-05-09

Nenhum comentário: