sábado, 30 de maio de 2009

Eduardo e Guerra: amizade que incomoda


O sinais estão no ar para quem quiser ver. A um ano e cinco meses das eleições, quando o clima naturalmente começa a esquentar entre “adversários”, o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Sérgio Guerra (PSDB) não param de dar demonstrações públicas do bom relacionamento que mantêm, mesmo estando em lados opostos. Não foi diferente ontem, no lançamento do Banco Gerador, no Recife. Animados, os dois trocaram figurinhas durante a maior parte do tempo em que Eduardo ficou no evento.


A conversa ao pé do ouvido foi acompanhada atentamente pelo senador Marco Maciel (DEM), que estava na mesma mesa. Sentados em outra mesa ao fundo do salão, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que se recupera de um problema na coluna, e o ex-governador Mendonça Filho (DEM) foram embora antes de ver a cena, que provavelmente não os agradaria.


Quando percebeu a aproximação da reportagem, Eduardo Campos deu um sorriso e mudou de assunto, passando a conversar com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB). Em seguida, quando o deputado estadual Pedro Eurico (PSDB) - formado nas hostes arraesistas, assim como Guerra - foi cumprimentar o prefeito João da Costa (PT), Eduardo soltou: “Que coisa linda! Depois ainda dizem que eu é que sou amigo dos tucanos”, brincou o socialista, para risos de todos.


O próprio governador lembrou que recentemente fez um elogio à postura de Sérgio Guerra nas negociações para aprovação da prorrogação da CPMF, no final de 2008. O socialista também destacou o empenho do presidente nacional tucano em liberar emendas para Pernambuco. Eduardo, entretanto, se esqueceu de dizer que criticou Guerra, Jarbas e Maciel quando os três representantes do Estado na Casa Alta foram favoráveis à instalação da CPI da Petrobras.


Do lado de Sérgio Guerra os sinais são mais do que evidentes. Durante a última viagem de Eduardo ao Agreste, quando prefeitos tucanos declararam apoio ao socialista, o senador afirmou não ter como impedir a debandada porque os gestores, assim como ele, foram forjados no PSB. Na última inserção que o PSDB pernambucano veiculou na TV, imagens de Guerra com Eduardo e o ex-governador Miguel Arraes ganharam destaque. Já é público que o parlamentar não bate no governador por considerá-lo um amigo pessoal.


Questionado sobre o entrosamento entre os adversários, Pedro Eurico, ligado a Guerra, deu uma gargalhada. Já a deputada estadual, Terezinha Nunes (PSDB), também presente ao evento, pareceu não ter gostado do questionamento. “Não tem nada disso”, comentou a tucana, que é jarbista de carteirinha.


ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: