terça-feira, 26 de maio de 2009

Telhado de igreja do século 16 desaba em Olinda


Parte do telhado da igreja de São João dos Militares, que fica no bairro do Amparo, em Olinda, desabou na tarde desta segunda-feira (25). No momento do acidente não havia pessoas na igreja. Com medo de desabamentos, há cinco anos a paróquia suspendeu as celebrações no local.

Toda a área da igreja está isolada. Para proteger o prédio, foi feito o escoramento emergencial do telhado mas, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), a estrutura das paredes e do telhado está comprometida e ainda há riscos de desabamentos. Móveis e imagens foram retirados do local e levados para a matriz de Nossa Senhora do Guadalupe.

Uma parte da estrutura do telhado da igreja de São João do Militares já havia cedido na última sexta-feira (22). Na ocasião, funcionários do Iphan estiveram no local e detectaram a necessidade de uma reforma urgente.

A última reforma na igreja, construída no século 16, foi feita há mais de 30 anos. Desde então, o prédio sofre com o tempo e a falta de manutenção adequada. Há rachaduras, cupins, e infiltrações nas paredes. Já em julho de 2007, a prefeitura de Olinda fez uma vistoria que constatou que o madeiramento e o telhado precisavam ser substituídos.

RESPONSABILIDADE
O administrador paroquial Dom Marcelo Gomes afirmou que teria entrado em contato com o Iphan e a prefeitura de Olinda várias vezes para pedir a reforma do espaço, mas não teria obtido resposta. “Dá vontade de chorar porque isso é um descaso com o patrimônio”, afirmou.

De acordo com o Ipahn, porém, já estava em fase de conclusão um projeto para captar recursos para a reforma. “Sabíamos que a igreja precisava de restauro, mas não que era tão grave”, afirmou o superintendente do Iphan, Frederico Almeida. “Agora, com a emergência, esperamos conseguir os recursos”.

A secretária de Cultura e Patrimônio de Olinda, Márcia Couto, também acredita que o Iphan conseguirá os recursos para a reforma. Ela, porém, aponta a responsabilidade da Igreja na manutenção do prédio. “Apesar do uso público, o prédio é propriedade da igreja católica”, disse.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: