domingo, 4 de janeiro de 2009

PREFEITURAS // Novos governos começam com queixa na polícia, corte de gratificações e pedido de auditoria do Tribunal de Contas do Estado

Os novos prefeitos ainda estão tomando pé da real situação em que estão os municípios que vão administrar nos próximos quatro anos, mas já sabem que terão sérios problemas para resolver nesse início de gestão. O relato de alguns dos prefeitos ouvidos pelo Diario revelam o cenário de dificuldades. "Não imaginei que a situação fosse tão ruim", declarou o prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), no seu primeiro dia de trabalho. A gravidade dos problemas obrigaram os novos gestores a adotar medidas emergenciais. Entre elas, redução de cargos comissionados, corte de gratificações, queixa em delegacia de polícia e pedido de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em São Lourenço da Mata, por exemplo, as divergências políticas impediram a transição. A falta de informação, segundo a assessoria de Ettore Labanca, está dificultando ainda mais o começo da gestão do prefeito. Nesta semana, ele deve encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto sugerindo o corte de 40% da estrutura de cargos comissionados. Além disso, o prefeito também enviará ao TCE um relatório parcial da situação financeira, pedindo uma auditoria no município.

Ontem, logo pela manhã, o prefeito fez a primeira intervenção urbana da sua gestão, reabrindo o retorno (da chamada via de contorno) na Praça do Canhão, localizada no centro da cidade. Para abrir a passagem foi preciso destruir parte da praça construída pela administração anterior. "Era uma antiga reivindicação da comunidade", afirmou o prefeito.

Ainda ontem, Ettore registrou na delegacia da cidade uma queixa para denunciar o desaparecimento de 10 computadores do Colégio Municipal. De acordo com o relato feito por uma testemunha (à equipe do prefeito), o equipamento teria sido levado por um funcionário da prefeitura. A estrutura do prédio também está precária e nem água para beber foi encontrada pelos recém-chegados.

O prefeito de Itamaracá, RubemCatunda (Rubinho, do PT), programou para a próxima segunda-feira um mutirão de limpeza. Mas para realizar o trabalho ele precisou contar com a ajuda de outras prefeituras (Igarassu e Paulista), que cederam as máquinas e escavadeiras para recolher o lixo e limpar os canais. "O governo do estado também vai ajudar. O DER (Departamento de Estrada e Rodagem), por determinação do governador Eduardo Campos (PSB), vai acompanhar o trabalho nos canais. Tem praia que não vê um ciscador há mais de cinco anos", denunciou Rubinho.

As finanças do município, segundo o prefeito, foram alvos da má administração. "Estamos na lista de inadimplentes do governo federal e por isso não podemos receber recursos. Vamos recontratar as dívidas para tentar recuperar o que está retido". Outra medida a ser adotada é uma campanha para receber os R$ 13 milhões que deixaram de ser arrecadados com o IPTU. "A inadimplência é de quase 90%", disse. O crescimento do turismo e a retirada dos presídios da Ilha de Itamaracá são outras metas do novogestor.

Nenhum comentário: