Das 19h do dia 30 de dezembro até o meio-dia de ontem, foram registradas 31 mortes na Região Metropolitana do Recife e Interior de Pernambuco, 18 a menos que no feriadão de Natal. Os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro foram os mais violentos, com oito casos cada. No período, todas as vítimas foram do sexo masculino, sendo sete delas sem identificação. Grande parte dos homicídios foi a tiros, mas dois foram a pauladas, outros dois a facadas e um deles a pedradas. Jaboatão dos Guararapes foi o município com maior número de mortos: seis. O crime mais chocante aconteceu no Agreste, em Caruaru, em que Sicaneg de Lira Bezerra, de 33 anos, foi esquartejado e espalhado em terrenos baldios daquela cidade.
Na noite do último sábado, um jovem de apenas 18 anos foi executado com vários tiros na cabeça. A vítima, o flanelinha Alexandre José da Silva, foi encontrado deitado em uma calçada da rua Antônio Alves de Araújo, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, local próximo ao terminal de ônibus Brigadeiro Ivo Borges. Marcas de sangue do rapaz mancharam o muro de uma residência, que também foi atingida pelos disparos.
“A lei do silêncio não deixa que as pessoas nos informem como o fato ocorreu”, contou o soldado Edvaldo Lima, do 6º Batalhão de Polícia Militar. O fato ocorreu por volta das 20h30. Segundo informações de uma testemunha que conhecia a vítima, o rapaz estava recebendo ameaças de morte e planejava viajar. “Mataram ele antes que ele pudesse fugir”, revelou a testemunha, que pediu para não ser identificada. O rumo que o garoto iria tomar é desconhecido.
De acordo com o laudo do Instituto de Criminalística (IC), o crime foi uma execução. “Ele veio sendo perseguido e, no local, atiraram quatro vezes na cabeça dele, sendo que um dos tiros foi à queima-roupa”, analisou o perito Severino Arruda.
De acordo com o delegado Josedite Ferreira, do DHPP, a vítima era envolvida com crimes e viciado em drogas. “Ele praticava pequenos roubos na localidade, e também apuramos a informação de que ele era usuário de crack e maconha. Certamente esse tipo de atitude foi o que motivou o crime”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário