
No Interior do Estado, alguns nomes já são dados como certos para concorrer às cadeiras na Assembléia Legislativa de Pernambuco em 2010. O democrata João Mendonça, que deixou a Prefeitura de Belo Jardim, onde exerceu dois mandatos consecutivos, está praticamente confirmado para disputar uma vaga de deputado estadual. Da mesma forma que o ex-gestor de Petrolina, Odacy Amorim (PSB), que tentou a reeleição, mas perdeu as prévias e viu um adversário - Júlio Lóssio (PMDB) - assumir a Prefeitura.
Outro que, contagiado pela vitória de seu candidato no último pleito, vai entrar na briga pela Alepe é o ex-prefeito de Igarassu Severino Ninho (PSB). O socialista carrega a confiança por ter bancado, praticamente sozinho, a candidatura do correligionário Gesimário Baracho. Engrossando a lista de ex-prefeitos pretendentes ao parlamento estadual está Joaquim Neto (PSDB), que exerceu dois mandatos de prefeito de Gravatá. Já José Augusto Maia (PTB), que saiu da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe deixando o aliado Antônio Figueirôa (PTB) no seu lugar, planeja concorrer a deputado federal.
Ex-prefeitos como Tony Gel (DEM), de Caruaru, e Jairo Pereira, de São Lourenço da Mata e Camaragibe, não estavam à frente das respectivas administrações municipais, no final do ano, entretanto, esperam gozar de suas popularidades para pleitear espaço como candidatos a deputado, no pleito de 2010. Em outubro, o democrata conseguiu se eleger vereador com a maior votação do seu município e espera ser federal novamente. Já Pereira, que reveza com Éttore Labanca (PSB) a Prefeitura de São Lourenço da Mata, expandiu sua base eleitoral ao concorrer para prefeito de Camaragibe. Não venceu, mas espera contabilizar mais votos para estadual, cargo que ele exerceu até 2004.
Um outro nome que também já se articula para a próxima disputa eleitoral é Zé da Luz (PSB), ex-prefeito de Caétes. O socialista conseguiu fazer o sucessor, seu filho José Sampaio Filho, o Sampainho (PSB), mas foi derrotado pelo prefeito reeleito Luiz Carlos (PDT), em Garanhuns, onde disputou a Prefeitura, no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário