sexta-feira, 27 de abril de 2012

Visita da Fifa deixa PE otimista para receber Copa das Confederações




Pernambuco teve, nesta sexta-feira (27), um dia decisivo para a participação na Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho de 2013, e servirá de teste para a Copa do Mundo de 2014. A sexta, e última, vistoria técnica de representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa foi realizada com a participação de oito técnicos da entidade.

A visita aconteceu um dia após acompanharem o andamento das obras em Salvador, que também aguarda uma definição para sediar os jogos em 2013. O anúncio das sedes da Copa das Confederações acontece no final de junho, mas os representantes da Fifa estão otimistas quanto à presença de Pernambuco na competição. "A decisão não é nossa, mas pelo que vimos no local e pelo esforço do Estado, acreditamos que Pernambuco irá receber a Copa das Confederações.

Antes mesmo do anúncio, aqui deixo meus parabéns a Pernambuco pelo esforço e comprometimento", disse Ricardo Trade, diretor executivo de operações do COL. Em Pernambuco, a comitiva sobrevoou as obras da arena e depois participou de uma reunião com representantes do Governo do Estado. O objetivo da visita era acompanhar o andamento das obras. O grupo de técnicos foi dividido em dois, e uma parte (formada por engenheiros) fez o sobrevoo. Estava prevista uma caminhada pelo local, mas todo o monitoramento foi realizado do alto, num helicóptero. Agora, Pernambuco espera o resultado do relatório técnico que será encaminhado à Fifa.

 O secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, também demonstrou otimismo após a visita dos técnicos da Fifa. "Fizemos nossa parte e acreditamos que convencemos a Fifa que vamos atender aos prazos estabelecidos (fevereiro de 2103) para entregar a Arena. A Fifa está preocupada com algumas obras de acessos viários, mas esclarecemos que essas obras estão sendo feitas.

A mobilidade tanto para a Copa do Mundo como para a Copa das Confederações não será problema. Além disso, os jogos devem acontecer em dias de feriados, o que facilitará bastante", afirmou. O secretário aproveitou ainda para informar que uma vez confirmada a participação de Pernambuco, o número de operários na obra (que hoje é de 3.015) será aumentado para 5 mil.

 Arena Pernambuco A Arena Pernambuco está sendo erguida na cidade de São Lourenço da Mata, a 19 km do Recife, na Região Metropolitana, e terá capacidade para 46 mil espectadores. Atualmente, está com 35% das obras concluídas. Serão gastos R$ 532 milhões na construção do complexo.

Toda a terraplanagem foi concluída, assim como 99% da fundação. O sistema viário e o estacionamento estão 61,3% concluídos. Os 3.015 funcionários estão trabalhando em dois turnos (um das 7h às 18h e outro das 18h às 4h25 da manhã).

A construção já alcançou o pavimento mais alto da estrutura. Na ala sudeste do estádio, é possível observar a laje do terceiro piso onde estarão situadas as arquibancadas para o público geral, além de bares e banheiros. Ainda neste setor, a estrutura das duas rampas de acesso está praticamente concluída.

 Tiago Medeiros Do Globoesporte.com, em PE

Nenhum comentário: