sexta-feira, 27 de abril de 2012

'Meu sonho é ficar famoso e viver da música', diz gari que gravou CD no PR




O gari José Cláudio de Oliveira, de 38 anos, que também é conhecido como Toniel, saiu de Minas Gerais, passou por São José dos Campos, no interior de São Paulo, e decidiu tentar a vida de cantor em Curitiba, onde conseguiu gravar o seu primeiro CD solo. "Eu já nasci apaixonado pela música.

Quando tinha sete anos aprendi a tocar violão e minha inspiração foi meu pai, que tocava nos bailes em Minas". osé conta que depois que o pai casou, desistiu de cantar. "Eu não lembro direito, mas acho que minha mãe não gostava de música, ou 'das' músicas dele", brinca Toniel. Segundo Oliveira, a desistência do pai serviu de incentivo para o início da carreira.

"No período que morei em São José dos Campos, eu tocava nos bares e nas feiras que tinham na cidade e até fazia sucesso, muita gente gostava e me aplaudia". Diante do sucesso, o cantor acabou conhecendo um amigo que topou formar uma dupla sertaneja com ele. Eles conseguiram gravar um CD da dupla, mas a alegria durou pouco tempo. "Meu colega bebia muito e se tornou irresponsável.

 A produtora que gostava das nossa músicas acabou desistindo da parceria e voltei pra estaca zero". Depois de casado, em 2006, o cantor decidiu deixar o interior paulista para trabalhar e tentar a carreira na Grande Curitiba, onde vive atualmente. Ele afirma que o apoio da esposa foi essencial e que nunca perdeu a esperança. "Tudo deu certo. Assim que chegamos em Pinhais, na Região Metropolitana, eu já consegui a vaga de gari e consegui sustentar minha família".

 Foi a partir daí que música voltou à tona na vida de Toniel. Depois de tocar em bares e festas particulares ele conheceu um outro amigo, que o ajudou a bancar o primeiro CD solo. "Nós dividimos o valor, eu tive que fazer um empréstimo e investi R$ 8 mil. Meu maior sonho agora é ficar famoso e viver da música".

 O gari trabalha oito horas por dia e aproveita os intervalos do expediente para divulgar as onze músicas do CD. Quatro delas foram compostas por ele. Os rítmos são sertanejo, forró, pagode, romântico e vanerão. Na última sexta-feira (20), o cantor teve parte do seu sonho realizado. Com o apoio da equipe de reportagem da RPC TV, ele foi apresentado à dupla sertaneja Álvaro e Daniel, que gostou das canções e tocou uma delas durante um programa da Rádio 98FM.

 Toniel ficou emocionado e disse que depois de tanta dificuldade, ouvir uma música própria em uma rádio foi uma vitória. "Lutei muito para conseguir tudo isso, minha vida nunca foi fácil, meu trabalho é árduo.

Vou continuar a insistir na carreira musical, e sinto que um dia ainda vou ser famoso", comemorou o cantor. O primeiro show de Toniel será realizado na festa do Dia do Trabalhador (1º), no Parque São José, Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A apresentação dele começa às 14h.

 Adriana Justi Do G1 PR, com informações da RPC TV

Nenhum comentário: