segunda-feira, 16 de abril de 2012

Longo período sem chuvas afeta área rural de Taquaritinga do Norte, PE


O longo período sem chuvas tem causado muitos problemas nas áreas rurais de alguns municípios do Agreste de Pernambuco. A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em que se encontram, por causa da seca, Parnamirim, Dormentes, Afrânio, Petrolina, Belém do São Francisco e Taquaritinga do Norte. Neste último município, está cada vez mais difícil plantar e até mesmo alimentar os animais.

O açude que abastece 13 famílias do assentamento Capoeira da Roça, a 17 quilômetros do centro da cidade, está quase vazio. O pouco de água que sobrou só serve para a agricultora Maria José Correia abastecer o gado.

A comida dos animais também está escassa. A palma é uma opção, mas para que eles não fiquem fracos, a agricultura usa um complemento. “Eu estou me virando com o silo, que a gente fez ano passado. A gente está dando para eles porque estamos sem pasto”, disse.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura, João Paulo Farias, 145 pontos da cidade estão cadastrados pelo Exército. “Fazemos [nesses pontos] o atendimento com carros-pipa e mais dois carros que a Prefeitura fornece água para a população rural. Se nos próximos dois meses não chover, o município vai entrar em calamidade pública mesmo”, informou.

Queda na produção
Plantar com o solo seco é um risco. “Em 80% dos casos há perda na produtividade”, informou o técnico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Evandro Bezerra.
A falta de chuva fez o agricultor José Galdino da Silva adiar o plantio de milho e feijão. “Vai faltar alimentação na mesa dos agricultores e nos deixar em uma situação extremamente difícil”, comentou.

Do G1 PE

Nenhum comentário: