sexta-feira, 18 de março de 2011

Preparativos para visita de Obama têm helicópteros e militares no Rio


Às vésperas da visita do presidente Barack Obama ao Rio, a cidade amanheceu com uma série de ensaios e preparativos de segurança nesta sexta-feira (18). No Centro do Rio, Helicópteros sobrevoam a área da Cinelândia. O discurso aberto no local, no entanto, foi cancelado. O evento foi transferido para o Theatro Municipal.
É possível ver também a movimentação de militares no Estádio do Flamengo, na Gávea, que servirá de heliponto para os helicópteros americanos, na Cidade de Deus e em frente ao hotel Mariott, em Copacabana.

Ensaio da segurança
Na quinta, o Comando Militar do Leste confirmou que um ensaio envolvendo os coordenadores de todas as forças armadas, além de policiais federais, civis e militares aconteceria nesta sexta. A estimativa é que 100 pessoas participem deste ato. Alguns dos helicópteros que serão utilizados na segurança de Obama vão fazer voos do campo do Flamengo, na Gávea, até o hotel onde o presidente americano ficará hospedado com a família. A princípio, os blindados não participarão deste ensaio.

Outros helicópteros farão o itinerário Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste, até a Cidade de Deus, favela localizada no mesmo bairro. Todos os coordenadores das equipes vão se encontrar às 9 horas na Cinelândia, onde Obama vai discursar ao povo brasileiro no domingo (20).
Já no sábado (19) haverá um outro ensaio, onde possivelmente serão utilizados os blindados do Exército. A visita de Obama ao Rio também vai alterar a rotina dos voos. Segundo o Comando Militar do Leste, o Aeroporto Santos Dumont terá funcionamento normal para os voos comerciais. No entanto, as aeronaves menores terão a rota desviada para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

Carolina Lauriano
Do G1 RJ

Nenhum comentário: