terça-feira, 15 de março de 2011

Campos inova com salas temáticas


A segunda edição do Todos por Pernambuco será incrementada por seis “salas temáticas” nos 12 municípios escolhidos para sediar os encontros. O assunto foi um dos pontos da reunião que o governador Eduardo Campos (PSB) teve, ontem, com seu secretariado, no Palácio. As discussões serão divididas nas áreas de Educação e Cultura, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, Desenvolvimento Social, Saúde e Segurança. Cada secretário comandará o debate como uma forma de estruturar com mais eficiência as políticas públicas. Todas as demandas apuradas no programa serão consolidadas no Plano Plurianual do Estado, que norteará o segundo mandato de Campos.
Sem alterações em nenhuma das cidades beneficiadas, as salas temáticas funcionarão, segundo o governador, como grupos de trabalho específicos, onde o diálogo entre sociedade, entidades representantes de classes e governo acontecerá de forma direta e mais detalhada, já que se tratam de temas específicos. A sistematização das informações serão consolidadas por técnicos da Secretaria de Planejamento e da Agência Condepe/Fidem.

A participação de Eduardo no programa, que já está sendo realizado desde fevereiro, começa na próxima quinta-feira, por Petrolina, na escola técnica do Senai. Na sexta, ele estará em Araripina - o evento acontecerá no Centro Tecnológico. A agenda do sábado será no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Salgueiro. Todos no Sertão. Às 8h30, tem início o credenciamento e as salas temáticas serão abertas às 9h. Após o almoço, às 14h30, começam as reuniões plenárias. O governador só deve estar presente nesta etapa. Nas manhãs, Campos promoverá inaugurações nos municípios.

“Vamos consolidar um novo mapa da estratégia, definindo metas e fazendo um Plano Plurianual para os próximos quatro anos, que terá o olhar, a opinião e o sentimento da sociedade pernambucana. O que vai fazer com que cresça a legitimidade da demanda. Ou seja, a gente vai fazer com que se consiga mais e mais o que é prioritário em cada lugar. Esse foi, com certeza, um elemento fundamental para que a gente tivesse êxito no primeiro mandato. Por isso, estamos renovando agora o Todos por Pernambuco”, destacou Eduardo Campos.

Questionado se alguma área teria atenção especial, o socialista disse que “todas precisam da atenção do governo”. Campos argumentou que o resultado do último pleito (ele foi reeleito com 82,84% dos votos) reflete “um reconhecimento de quem vai a todas regiões por igual”. Ele lembrou, ainda, que uma equipe do governo já está há 15 dias andando pelo Interior entregando os questionários e estruturando o programa.

ITÁLIA

O Todos por Pernambuco será interrompido entre 21 e 27 de março, quando Eduardo Campos estará na Itália, com o objetivo de prospectar investimentos para o Estado. Os seminários devem ser retomados sempre às quintas, sextas e sábados, a partir do dia 31. O roteiro inclui, na ordem, Petrolândia, Arcoverde, Serra Talhada, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Vitória de Santo Antão e o Recife.

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: