sexta-feira, 18 de março de 2011

Policiamento é reforçado em Porto Velho para evitar atos de vandalismo


Cerca de 12 mil operários que foram retirados do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, na quinta-feira (17), foram transferidos para alojamentos em Porto Velho. Nesta sexta-feira (18), a preocupação da Polícia Militar é evitar novos tumultos e atos de vandalismo na capital.

Os operários estão distribuídos em um ginásio esportivo e dois clubes, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar de Rondônia. O policiamento foi reforçado próximo aos locais de concentração dos operários, com carros de polícia que fazem rondas pela região.
Na usina, ainda segundo a PM, a situação é tranquila nesta manhã. A Polícia Militar e a Força Nacional estão no local e fazem o levantamento de danos ao patrimônio, mas não há registro de novos protestos.

Em nota, a Camargo Corrêa informou que retirou seus funcionários e colaboradores das instalações da usina, na quinta-feira, por medida de segurança. Segundo a empresa, os atos de vandalismo não causaram vítimas e os danos materiais ainda estão sendo apurados.

Protesto
Na noite de terça-feira (15), cerca de 45 ônibus e 15 carros administrativos foram queimados por operários, que também depredaram 30 instalações e 35 alojamentos da usina. Após uma trégua na quarta-feira (16), os manifestantes voltaram a atear fogo a ônibus, carros e alojamentos nesta quinta-feira.

Para dar apoio à Polícia Militar local e fortalecer a segurança nas obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, uma tropa da Força Nacional foi enviada ao local.

Segundo o governo de Rondônia, o Ministério da Justiça confirmou o envio de 600 homens da tropa da Força Nacional. O Ministério da Justiça confirma o envio das tropas, que já estão no local, mas não especificou a quantidade do efetivo deslocado por considerar a informação estratégica e de segurança nacional.

Nathália Duarte
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: