domingo, 20 de dezembro de 2009

2009, o ano em que Dunga se firmou na seleção


O ano de 2009 foi de afirmação para Dunga. Contestado durante as eliminatórias, o treinador conseguiu classificar a seleção com três rodadas de antecedência e calar os críticos.

O desempenho da equipe nacional neste ano impressiona. Foram 17 jogos, com 14 vitórias, dois empates e apenas uma derrota (para a Bolívia, na altitude de La Paz).

Os resultados mais importantes do time em 2009 foram a goleada sobre o Uruguai (4 a 0, no estádio Centenário), a vitória sobre a Argentina (3 a 1, em Rosário), ambas pelas eliminatórias, e o 3 a 0 sobre a Itália, pela Copa das Confederações.

Além da classificação para o Mundial, Dunga conquistou a Copa das Confederações com a seleção.

Não foram só bons resultados o que o treinador conseguiu neste ano. Dunga também conseguiu afastar as críticas em relação a algumas de suas opiniões. A convocação do até então desconhecido Felipe Melo é um bom exemplo. O treinador foi criticada, mas o bom futebol mostrado pelo volante deu razão ao treinador.


O ano de 2010 pode ser o de consagração para o treinador. Para isso precisa voltar da África do Sul com a taça. Antes, terá que tomar decisões difíceis como barrar ou levar craques como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Os próximos doze meses serão intensos para o técnico, que poderá terminar os o ano que vem ainda mais contente do que em 2009.

Do R7

Nenhum comentário: