sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Ondas gigantes causam estragos em Noronha
Ondas de aproximadamente quatro metros de altura danificaram o píer de embarque e desembarque de passageiros do Porto de Santo Antônio, no arquipélago de Fernando de Noronha, a 547 quilômetros do Recife. Por volta das 13h30 desta quinta-feira (17), a força do mar derrubou algumas pedras do molhe de proteção – espécie de arrecife que protege as embarcações – do porto e atingiu o flutuante do píer, desprendendo-o.
A estrutura, que tem dez metros de comprimento, pesa 70 toneladas e é presa por cabos de aço, ficou à deriva no mar. Apenas funcionários estavam no porto e ninguém ficou ferido. O incidente foi provocado por um fenômeno conhecido como swell – que em português quer dizer onda oceânica – que consiste em ondas com velocidade e tamanho diferenciados.
A área, que é ponto de fluxo turístico, foi interditada pelo Corpo de Bombeiros e os passeios do dia, suspensos. Foi necessário o trabalho de 60 pessoas, entre funcionários do porto e voluntários para recuperar e prender o flutuante, o que só aconteceu às 17h.
Do Jornal do Commercio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário