segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Messi chega como favorito para ser 1º argentino eleito melhor do mundo


Depois da Copa do Mundo de 2006, três nomes se sobressaíram claramente no futebol mundial em relação aos demais. O brasileiro Kaká, o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi tomaram as atenções, mas o jogador do Barcelona é o único deles que ainda não faturou o título de melhor jogador do mundo. Essa história pode mudar nesta segunda-feira (21), às 17h (no horário de Brasília) quando o atleta será o favorito ao prêmio da Fifa, em evento que ocorrerá em Zurique, na Suíça.

Se confirmar a condição de absoluto favorito, Messi se tornará o primeiro argentino a receber a honraria, iniciada pela Fifa em 1991. O Brasil já tem oito títulos, sendo três com Ronaldo, dois com Ronaldinho Gaúcho e um com Rivaldo, Kaká e Romário.

Na contagem dos países, a Argentina está bem atrás na disputa. Após o Brasil aparece a França, com os três títulos de Zinedine Zidane. A Itália tem dois premiados, assim como Portugal. Alemanha, Libéria e Holanda possuem um vencedor cada. As melhores posições argentinas foram justamente os dois vices de Messi nas últimas temporadas.

Apenas algo muito fora do esperado pode tirar o título de Messi. Mesmo com a dificuldade da Argentina de se classificar para a Copa do Mundo, o atacante foi o principal jogador nas conquistas do Barcelona na Liga dos Campeões e no Mundial de Clubes, os dois torneios mais importantes da temporada.

Nada deve tirar o troféu do argentino. Seus concorrentes são Kaká, Cristiano Ronaldo, e os espanhóis companheiros de Barcelona Andrés Iniesta e Xavi Hernández. Mas nem mesmo o título da Copa das Confederações pode ajudar o brasileiro desta vez, enquanto o português teve um ano instável e os espanhóis, embora importantes no Barça, não brilharam como o argentino.

Messi também venceu a Bola de Ouro da revista France Football, considerada uma prévia do prêmio da Fifa, escolhido pela votação dos técnicos e capitães das seleções nacionais filiadas à entidade.

Se Messi ainda não faturou o troféu, pode se orgulhar de chegar à disputa como o mais premiado de todos os possíveis eleitos pela Fifa como melhor do mundo. Em um ano histórico para o Barcelona, o jogador faturou seis títulos: Mundial de Clubes, Liga dos Campeões da Uefa, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa Europeia e Supercopa da Espanha. O atacante marcou gols em cinco dessas competições.

Com grande chance de igualar a disputa com Kaká e Cristiano Ronaldo, Messi antecipadamente abre grande expectativa para a escolha do melhor jogador do mundo em 2010. Em anos de Copa do Mundo, como o próximo, geralmente leva a premiação o melhor atleta do Mundial. Qualquer um do trio pode ser laureado e passar à frente dos demais. Mas também pode haver surpresas, como ocorreu com a vitória do zagueiro italiano Fabio Cannavaro em 2006.

A possível vitória de Messi também pode marcar o quinto ano seguido sem repetição na escolha de melhor do mundo, algo que não ocorre desde 1996.

Mulheres
Entre as mulheres, Marta é ampla favorita a ser tetra na disputa com a também brasileira Cristiane, as alemãs Birgit Prinz e Inga Grings e a inglesa Kelly Smith.

Do R7

Nenhum comentário: