O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiu nesta segunda-feira o dia das novas eleições em três municípios de Pernambuco. Os eleitores de Caetés, Lagoa Grande e Pombos precisarão voltar às urnas no próximo dia 8 de fevereiro para escolher mais uma vez os prefeitos que ficarão à frente da cidade nos próximos quatro anos.
A partir do dia 17, os candidatos poderão fazer campanha através de carros de som e panfletos. No dia seguinte começa o período destinado à campanha através do rádio, que só poderá ir até o dia 5 de fevereiro. Os eleitos serão diplomados já no dia 13.
O novo pleito de Caetés será necessário porque o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do prefeito eleito José Luiz Sampaio (PSB). O argumento para a cassação foi que ele estaria partindo para o terceiro mandato, pois foi vice-prefeito nos últimos oito anos e assumiu a prefeitura do município com a saída do prefeito Zé da Luz, que concorreu à Prefeitura de Garanhuns.
Em Lagoa Grande, o prefeito Jorge Garziera não teve seu mandato renovado porque a prestação de contas não foi aceita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas pelo visto Garzieira não vai ficar fora do poder. Ele pretende lançar a esposa Rose Garziera nas eleições do próximo dia 8.
Em Pombos, o problema foi o vice-prefeito. Jane Pavão venceu as eleições, mas não assumiu porque o vicce Patrício Magalhães foi cassado. Jane ainda luta para entrar no pleito do dia 8.
Além de Pombos, Lagoa Grande e Caetés, o Tribunal Superior Eleitoral ainda está julgando os casos de Goiana, Pesqueira, Palmares, Ipojuca, Quipapá, Lajedo, Bodocó, Calumbi, Exu e Itacuruba. Todos eles têm pendências na Justiça Eleitoral.
Além deles ainda tem Tracunhaém, que também tem pendências no TSE, mas não poderá ter novo pleito, pois nenhum candidato conseguiu alcançar mais de 50% dos votos. Com isso, caso Graça Lapa perca o mandato, a segunda colocada, Tereza Cristina Barboza assumirá imediatamente.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário