quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Temporais voltam a castigar SC



SÃO PAULO (Folhapress) - Santa Catarina voltou a ser atingida por chuvas que causaram novos deslizamentos e alagamentos. A Grande Florianópolis foi a região mais afetada. Em Palhoça, cidade vizinha à capital, cerca de 300 pessoas foram retiradas de suas casas após deslizamentos de encostas e alagamentos em pelo menos 11 bairros. Na noite de segunda, 120 pessoas foram retiradas pela Defesa Civil de um condomínio residencial que teve dois blocos interditados.
Em Florianópolis, cerca de 15 ruas ficaram intransitáveis e 45 pessoas tiveram que deixar as casas devido aos alagamentos. Blumenau voltou a ter deslizamentos na madrugada de ontem, mas nenhuma moradia foi atingida. A Secretaria Municipal da Saúde interditou um posto de saúde próximo a áreas que foram atingidas por deslizamentos em novembro.
Hoje, o tempo deve continuar instável na região de Florianópolis e no Vale do Itajaí, segundo o serviço meteorológico do estado. Em Joinville, cerca de 20 mil pessoas tiveram as casas atingidas por alagamentos, segundo a Defesa Civil do município. Até a noite deontem, 120 pessoas estavam desabrigadas. A Defesa Civil local contabilizou 90 pequenos deslizamentos em morros desde anteontem. Na segunda e ontem, choveu quase metade do que era esperado para todo o mês.
As chuvas provocaram o isolamento de dois homens no Alto Baú, região interditada de Ilhota. De acordo com a Defesa Civil, eles saíram de abrigos anteontem para buscar objetos em casa e chegaram ao local por uma trilha aberta irregularmente por moradores. Até a tarde de ontem, os dois não haviam sido resgatados. Ainda chovia na região, o que impediu uma busca realizada com helicópteros.
ABRIGOSEm decorrência das chuvas de novembro, 32.803 pessoas estão em abrigos ou na casa de amigos e parentes. Ao todo, 128 pessoas morreram.
RODOVIASOs deslizamentos também causaram novos transtornos em rodovias. A SC-401, que liga o centro de Florianópolis ao litoral norte da ilha, permaneceu interditada durante nove horas por risco de deslizamento. A estrada BR-101 operava com interdições em Balneário Camboriú e Garuva.

Nenhum comentário: