terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Alepe: suplentes tomam posse no dia 5 de janeiro

RECIFE – Seguindo à risca as regras da Câmara Federal, os suplentes dos deputados estaduais da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) também serão empossados no cargo no mês de janeiro do próximo ano, em pleno recesso parlamentar. Eles estarão substituindo a vaga daqueles legisladores que obtiveram êxito nas eleições municipais deste ano. Ao todo, serão seis suplentes ingressando na Casa Joaquim Nabuco. Todos eles contarão com o salário de R$ 12,5 mil a partir do momento em que forem oficializados na função, além de serem contemplados com verba indenizatória e outros benefícios.
Atualmente comandando a Secretaria Estadual de Esportes, o suplente Nelson Pereira (PCdoB) não vê problema nenhum em assumir o cargo durante o período de “folga”. Pelo contrário. Para ele, há muito o que fazer no mês de janeiro. “Realmente. A gente não vai estar trabalhando em sessões, comissões. Só que teremos um trabalho muito maior no primeiro mês, que é o de planejar a nossa atuação, preparar o gabinete, ver como será a nossa organização para a atuação no plenário. Isso tudo demanda muito tempo para saber qual será o nosso perfil”, argumentou. O comunista entra na Casa para ocupar a vaga do deputado Antônio Figueirôa (PTB), eleito prefeito em Santa Cruz do Capibaribe.
Mais cinco parlamentares estão abandonando o Legislativo para cumprir mandato no Executivo Municipal. São eles, João da Costa (PT) – Recife, Elias Lira (DEM) – Vitória de Santo Antão, Ricardo Teobaldo (PSDB) – Limoeiro, José Queiroz (PDT) – Caruaru, e Lourival Simões (PR) – Petrolândia. Para substituí-los, ingressam na Casa Isabel Cristina (PT), Adelmo Duarte (DEM), Dilma Lins (DEM), Waldemar Borges (PSB) e Lucrécio Gomes (PV).
A cerimônia de posse já tem dia, local e horário marcado: 5 de janeiro, às 10h, no plenário da Assembléia Legislativa. Provavelmente, poucos deputados estarão presentes no evento, pois a maioria aproveita o recesso para viajar, ir ao encontro das bases eleitorais. O presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT), é quem deve conduzir o ato solene.
Líder do bloco governista no Parlamento, Isaltino Nascimento (PT) explicou porque os suplentes assumem a cadeira na Assembléia durante o período de recesso. “Eles são obrigados regimentalmente a tomar posse no primeiro dia útil após a vacância do cargo”, esclareceu, sem discutir a real contribuição que pode se dar ao Legislativo nesses casos.

Nenhum comentário: