domingo, 13 de dezembro de 2009

Governo Eduardo tem 75% de aprovação


O governador Eduardo Campos (PSB) está concluindo seu terceiro ano de mandato com grande aprovação popular. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, cujo resultado a Folha de Pernambuco publica com exclusividade, 75% dos pernambucanos aprovam o trabalho do socialista, contra 17% que desaprovam. A confiança da população no governador também é alta. 69% dos entrevistados confiam em Eduardo Campos, contra 22% que responderam que não confiam. A pesquisa, realizada entre os dias 3 a 10 de dezembro, ouviu mais de seis mil pernambucanos com mais de 16 anos..


Outro resultado importante da pesquisa é o alto nível de atribuição dos conceitos de “ótimo e bom” obtido pelo governador. Para os entrevistados, o governo de Eduardo Campos é classificado de forma positiva por 59% da população. Somente 8% consideram negativa (ruim/péssima) a administração do governador.



Segundo analistas ouvidos pela Folha, a aprovação de Eduardo Campos é indicativa de que o governador é o candidato mais forte nas próximas eleições. “Governos com esse padrão de avaliação constroem vínculos muito fortes com a população, que considera beneficiária de suas ações. Uma forma ,muito clara de ver isso é a distribuição do bom conceito em todas as regiões do estado”, dizem.



A aprovação da gestão se dá de forma praticamente uniforme em todas as regiões do Estado e em todos os níveis sociais. A Zona da Mata lidera com 84% de aprovação ao governador Eduardo Campos. Os números se repetem nas outras regiões. Recife apresentou índice de 74%, agreste 76%. Já em relação aos que desaprovam o governo Eduardo Campos, o maior índice foi registrado no sertão do Francisco, com 22%.



Um ponto importante destacado pela pesquisa é o otimismo que os pernambucanos demonstraram, quando são consultados, se estão satisfeitos ou insatisfeitos. Segundo o Ibope constatou, 74% se considera satisfeito em relação à vida e 6% muito satisfeito, contra 16% insatisfeito. A população também avaliou que ouve mais coisas positivas do governador que negativas. 71% dos pernambucanos afirmaram ouvirem mais informações positivas de Eduardo Campos, contra 11%.



A pesquisa do Ibope apontou ainda os principais problemas enfrentados pela população. A saúde ficou em primeiro lugar com 28%, seguido de 24% segurança e 14% emprego. A educação, por sua vez, foi apontada como problema por apenas 7% dos entrevistados.







GOVERNO LULA



O Governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva também foi avaliado pela pesquisa. De acordo com o Ibope, 86% dos pernambucanos consideram que o Governo é ótimo ou bom. Apenas 3% acham a gestão do presidente Lula ruim ou péssimo e 11% avaliaram o governo do Brasil como regular.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: