quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sport cede empate e está rebaixado para a Série B


O Sport lutou bravamente, mas o filme se repetiu e a Série B agora é cem por cento realidade. O time da Ilha abriu 2x0 contra o Palmeiras em pleno Palestra Itália com um futebol seguro e eficiente nos contra-ataques. Mas, depois da expulsão de Durval, aos 22 do segundo tempo, foi encurralado em seu campo de defesa e cedeu o empate por 2x2. A partir de agora, os pernambucanos apenas cumprem tabela. Já os palmeirenses voltaram à liderança do Brasileirão com os mesmos 59 pontos do São Paulo, mas com um jogo a mais.

A necessidade de vitória fez com que o Palmeiras tomasse a iniciativa da partida. No entanto, o time paulista mostrou um inexplicável nervosismo. O resultado foi um certo domínio territorial mas sem finalização. As poucas bolas alçadas na área eram a única arma.
O Sport também não tinha muito como sair, já que errava passes demais e a presença de Elder Granja na lateral terminou por acabar com uma boa válvula de escape. Quando conseguiu seus primeiros três passes em sequência corretos, o Leão abriu o placar.

Aos 11 minutos, Adriano Pimenta descobriu Dutra passando sem marcação. O veterano cruzou rasteiro e a bola encontrou Arce. Ele encostou de pé esquedo para o fundo das redes. Atordoado, o time da casa foi ainda mais à frente e com a dose proporcional de nervosismo. Aos 16, Pimenta fugiu no contra-ataque e lançou Wilson. O atacante entrou na área e tocou de cobertura na saída de Marcos: 2x0.

Com dois gols à frente, o jogo ficou todo para os pernambucanos. O Palmeiras não tocava a bola no meio de campo, optando pelos lançamentos longos para Obina e Ortigoza. Com três zagueiros, o time pernambucano quase sempre levou vantagem e poderia até ter ampliado se caprichasse mais. Aos 41, Wilson chutou forte da entrada da área e Marcos fez grande defesa. O alviverde só chegou perto do gol aos 46 numa grande cabeçada de Obina que Magrão operou milagre.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo com duas alterações: Pierre entrou no lugar de Sandro Silva e David Saconi no posto de Souza. Nos dois primeiros minutos, o time da casa exerceu pressão territorial e criou uma boa oportunidade aos seis. Obina chutou e Magrão deu rebote. Durval cortou antes da chegada de Ortigoza.
Aos poucos, o Sport conseguiu adiantar a marcação e tocar mais a bola no campo de ataque. Aos 11 minutos, o rubro-negro criou duas boas chances de ampliar. Na primeira, Moacir chegou a driblar Marcos. Mas, ao rolar para Wilson, Armero apareceu para afastar. Na sequência, Adriano Pimenta invadiu a área pelo lado esquerdo e chutou por cima.

As coisas começaram a mudar e ficar dramáticas a partir dos 22 minutos. Durval fez falta em Ortigoza e como já havia tomado amarelo, levou o segundo e foi expulso. Imediatamente, Muricy acionou um meia-atacante (Marquinhos) no lugar de um volante (Edmílson). Nesse momento, o zagueiro Freire já estava no lugar de Zé Antônio, machucado. E o time foi todo para a defesa.

E o Palmeiras não demorou muito para transformar essa vantagem em gol. Aos 26 minutos, Diego Souza iniciou jogada e tocou para Ortigoza. O colombiano fez o pivô e serviu David Saconi, que chutou forte, sem chance para Magrão. O empate veio aos 39 num lance em que os rubro-negros reclamaram bastante e sem razão. Armero cruzou e Danilo dominou para chutar dentro da pequena área. O juiz vacilou em validar o gol, mas acertou porque Elder Granja dava condição ao palmeirense.

Do JC Online

Nenhum comentário: