sábado, 2 de maio de 2009

Trabalhador poderá acompanhar movimentação do FGTS pela internet


O Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal lançaram na quinta-feira um site para que os trabalhadores possam acompanhar a movimentação de sua conta no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Além das informações gerais e da divulgação de notícias relacionadas ao FGTS, por meio do portal será possível verificar o rendimento, o saldo e o extrato da conta, acompanhar se a empresa faz os depósitos corretamente e realizar alterações de endereço.

Ainda de acordo com o ministério, os cidadãos terão à disposição relatórios sobre arrecadação e saques e poderão acompanhar o total de contratações em obras de saneamento, infra-estrutura e habitação em cada estado e município. Os internautas poderão consultar, também, documentos de gestão e demonstrações financeiras, ampliando a transparência e visibilidade dos recolhimentos e aplicações dos recursos do FGTS.

Já o empregador terá acesso à legislação do Fundo, informações para quitação de débitos e realização de consultas do certificado de regularidade, entre outros serviços.

"O Conselho Curador do FGTS lembra aos cidadãos que se beneficiam dos recursos do FGTS - seja para habitação, saneamento básico ou infra-estrutura -, que o fundo é patrimônio dos trabalhadores brasileiros", considera o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

O novo site do FGTS disponibiliza ainda acesso à Ouvidoria do Trabalho. Através desse canal, o trabalhador poderá fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias referentes a procedimentos e ações do FGTS.

Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: