domingo, 10 de maio de 2009

Caruaru terá 42 dias de muito forró


A Capital do Forró já começa a se vestir para os festejos juninos. No centro da cidade e nos principais polos de animação cerca de 200 pessoas, entre marceneiros, serralheiros, pedreiros, eletricistas e artistas plásticos, trabalham num ritmo frenético para deixar tudo pronto para a festa, que começa dia 30 de maio.

Este ano o São João terá 42 dias e só se encerra em 10 de julho, quando será comemorado o centenário de nascimento do Mestre Vitalino, o homenageado da festa. Para tornar tudo mais colorido, uma equipe de 22 pessoas se dedica exclusivamente à confecção de bandeirinhas. A meta é produzir pelo menos 3 mil cordões de bandeirinhas, que serão usados para ornamentar as principais ruas e acessos do município. Peças gigantes, em isopor, lembram a arte de Vitalino e a cerâmica do Alto do Moura.

Os festejos juninos vão acontecer em dez polos. A grande novidade é a volta do Arraial Vitalino, que ocupará todo o pátio da antiga Estação Ferroviária. “Dentro desse espaço haverá o Polo da Feira de Caruaru, o Polo das quadrilhas, da Solidariedade e o Polo da Cidade das Crianças", diz o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Pereira. Já no Pátio de Eventos, onde serão apresentados os principais shows, o trabalho se concentra na montagem de palcos e camarotes. No local também haverá espaço para o forró pé-de-serra, com o Polo Forró do Candeeiro (antigo Bigode Dá Nó em Cocó).

Outro ponto de animação será o Alto do Moura, comunidade de artesãos distante 8 quilômetros do Centro da cidade, onde será montado um palhoção para apresentação de bandas de forró. De acordo com José Pereira, um estacionamento de dez hectares vai garantir tranquilidade aos visitantes. A Casa Museu Mestre Vitalino, o Memorial Galdino, ateliês e restaurantes são outras atrações do local.

O esquema de segurança será semelhante ao do desfile do Galo da Madruga, no Carnaval do Recife. Haverá videomonitoramento, uma passarela para facilitar o deslocamento dos policiais, nove torres de vigilância e pelo menos oito câmeras sem fio. Novas estruturas serão montadas para que Samu, Corpo de Bombeiros e polícias Científica, Militar e Civil trabalhem juntos. Além disso, um ônibus servirá de central de monitoramento e haverá revista nas entradas para o Pátio de Eventos, principal pólo da animação. Entre as atrações da noite de abertura estão Elba Ramalho e Flávio José.

Fonte:
Do JC Online

Nenhum comentário: