sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dilma determina construção de cinco barragens em Pernambuco


A presidente Dilma Rousseff conversou nesta quinta-feira (5) por telefone com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e acertou a construção de cinco barragens na bacia do Rio Una para conter enchentes. As chuvas que atingem Pernambuco já deixaram 4.080 famílias desabrigadas, que perderam suas casas, e outras 8.503 desalojadas (abrigadas em casas de parentes e amigos).

De acordo com a Presidência, o governo federal e o governo pernambucano dividirão o custo da obra, estimado em R$ 650 milhões. As barragens serão construídas nos municípios de Cupira, Lagoa dos Gatos, Serro Azul, Igarapeba e Barra da Guabiraba. Duas ficarão prontas até maio de 2012 e as outras três até o fim de 2013.

Passou de 45 para 48 o número de cidades inundadas em Pernambuco e foi decretada situação de emergência em 16 cidades. Barreiros, na Zona da Mata da região metropolitana, foi a mais atingida. Pelo menos 2,2 mil pessoas estão desabrigadas e outras 19,9 mil desalojadas.

Vários bairros estão isolados após o transbordamento do Rio Una, que invadiu as ruas da cidade. Quase 4 mil casas foram destruídas.

Em Palmares, 58 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Mais de mil famílias estão desalojadas e 55 estão desabrigadas. Mais de 900 casas foram destruídas pelas enchentes. Por causa das chuvas, o governo enviou apoio de mais 21 bombeiros para a cidade para reforçar o resgate de famílias que residem nas áreas atingidas.

Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília

Nenhum comentário: