terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Para tirar título do Fla, Grêmio precisa de resultado “impossível” em 2009


No próximo domingo (6), o Grêmio pode decidir quem será o campeão Brasileiro na partida contra o Flamengo, às 17h (Horário de Brasília), no Maracanã. Se perder, o time gaúcho vê o rival no jogo comemorar o título. Se ganhar, pode ajudar seu arquirrival regional, o Inter, a levar a taça caso vença seu jogo, em casa, contra o Santo André.

Independente das especulações de que os jogadores gremistas poderiam “entregar” a partida, ou de que clube entraria com um time reserva para não ajudar seu maior rival, uma análise da campanha do Grêmio nos jogos fora de casa mostra que uma vitória no Maracanã é, no mínimo, improvável.

Isso porque o time gaúcho chega à 38ª rodada como o segundo pior visitante do Brasileiro, com aproveitamento de 15% dos pontos e apenas uma vitória em 18 duelos longe de seu estádio. Nesses jogos, o time só fica à frente do Sport, lanterna do Brasileiro, que não venceu nenhuma vez fora de casa e marcou um ponto a menos que o Grêmio (7 contra 8 dos gaúchos).

A campanha é tão ruim que afastou o clube da disputa por título ou até por uma vaga na Libertadores. A primeira e única só vitória como visitante veio na 24ª rodada, 2 a 1 contra o Náutico, em Recife. Dos 66 gols feitos até agora pelo Grêmio, que tem o melhor ataque do Brasileiro, apenas 13 (19%) foram feitos nos 18 duelos fora do Olímpico, sendo que em oito deles o time não anotou nenhum gol. Para completar, 25 dos 44 sofridos foram nestas partidas, o que dá uma média de mais de um gol por jogo.

Além disso, a equipe vai a campo no domingo sem pelo menos dois titulares. O meia Tcheco, dispensado pela diretoria, e o volante Fábio Rochemback, suspenso, já foram vetados. Outro que corre risco de ficar de fora é o meia Souza, que afirmou após o 4 a 2 contra o Barueri, no último domingo (29), que “não queria ficar marcado no Grêmio por ter ajudado o Inter”, e pode ser poupado.

Portanto, para atrapalhar a festa flamenguista no Maracanã, o Grêmio terá que fazer o que conseguiu apenas seis vezes nos últimos sete meses no Brasileiro:

Do R7

Nenhum comentário: