sábado, 5 de dezembro de 2009

Campeonato Brasileiro foi outro na reta decisiva


Até o início da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, há dez rodadas, o Palmeiras era o líder e o Flamengo ocupava apenas a sexta colocação na tabela. Nas dez rodadas que se seguiram, porém, a situação na ponta da tabela e na zona do rebaixamento mudou diversas vezes. O R7 simulou um campeonato da reta decisiva do Brasileirão, em que somente os dez últimos jogos de cada equipe foram contabilizados. E os resultados foram surpreendentes.

A primeira grande mudança foi na liderança. Se após o final da 27ª rodada o Palmeiras era primeiro colocado, no “campeonato da fase decisiva”, por incrível que pareça, o Fluminense ocupa a liderança. Nesse período final do torneio o Palmeiras caiu tanto de produção que fica na 17ª posição, com percentual de aproveitamento de pontos semelhante ao dos times que foram rebaixados. Enquanto o Fluminense somou 24 pontos nos dez últimos duelos, o alviverde paulista fez apenas nove. Ao mesmo tempo em que subiu no Brasileiro, o time carioca ainda conseguiu chegar à final da Copa Sul-Americana.

Quem lucrou com a queda de rendimento do time de Muricy Ramalho foi o Flamengo. O time carioca era o sexto colocado há dez jogos atrás. No entanto, o rubro-negro marcou 21 dos 30 pontos possíveis nos dez compromissos seguintes, 12 a mais que o Palmeiras, o que o coloca na terceira posição na tabela da reta final e na liderança do Brasileiro, com boas chances de se tornar campeão neste domingo (6), no Maracanã, contra o Grêmio.

A exemplo do que fez o ex-líder do torneio, outro paulistas também sofreram para conseguirem bons resultados quando o torneio chegou em sua fase decisiva. A situação ficou tão ruim que o São Paulo, em oitavo, com 14 pontos feitos, foi o melhor representante do Estado nesses jogos. Ainda assim, o tricolor paulista teve desempenho bem diferente do que conseguiu até o início da 28ª rodada, quando ocupava a vice-liderança.

Por outro lado, os cariocas deixaram para mostrar suas forças quando muitos times já pensavam que os representantes do Rio de Janeiro seriam “saco de pancadas”. Além de o Fluminense ser o time de melhor performance nas dez últimas rodadas do Brasileiro, e o Flamengo o terceiro, o Botafogo aparece na quinta colocação desta fase do Nacional, com 17 pontos marcados nos últimos 30 possíveis.


Gustavo Alves, do R7

Nenhum comentário: