quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ex-ministro Fernando Lyra segue internado em hospital em São Paulo


O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra segue internado em um hospital em São Paulo, para onde foi levado na noite da última segunda-feira (3) depois de sofrer uma arritmia cardíaca. Ele já deixou a UTI do Instituto do Coração (Incor) e está em um quarto com monitoramento intensivo. O político pernambucano atualmente preside a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

A história política de Fernando Lyra teve início em Caruaru, no Agreste pernambucano, cidade onde nasceu em 1938. Seu pai, João Lyra Filho, foi eleito prefeito de Caruaru na década de 60. Em sua campanha, o filho teve participação importante, construindo a base de sua candidatura e de sua história política. Em 1966, elegeu-se deputado estadual.

Em 1971, como deputado federal, fundou o Grupo Autêntico do então Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e participou da abertura política do País, estando à frente da campanha das “Diretas Já”. No Congresso Nacional, coordenou a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República.

Fernando Lyra foi ministro da Justiça, durante o governo de José Sarney, e membro da Comissão de Sistematização da Assembléia Nacional Constituinte. Em 2003, assumiu a presidência da Fundaj.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: