domingo, 2 de agosto de 2009

Programação marca 20 anos da morte de Luiz Gonzaga


Em 2009 marca 20 anos da morte do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Para celebrar a data e comemorar um ano de existência do Memorial Luiz Gonzaga, localizado no Pátio de São Pedro, a Prefeitura do Recife montou uma programação especial para o mês de agosto.

A programação começa neste domingo ( 2), quando o Memorial vai funcionar em horário estendido, com visitação das 9 às 17h. Durante o dia haverá apresentação de cinco trios de forró em um palco na frente da sede. A partir das 17h a festa se espalha pelo Pátio de São Pedro, com uma homenagem dos Sanfoneiros de Salgueiro, que tocam no palco. As 19h, uma missa dedicada ao Rei do Baião acontece na Igreja de São Pedro dos Clérigos. Depois da homenagem católica, haverá a comemoração dos 50 anos de zabumba do Mestre Quartinha.

A partir das 21h, revezam-se no palco principal do Pátio de São Pedro forrozeiros como Chiquinha Gonzaga, Camarão, Seu Januário, Cristina Amaral, Nada Maia, Território Nordestino, Sevy Nascimento e Genival Lacerda.

A homenagem a Luiz Gonzaga também acontece nos mercados públicos do Recife. A Orquestra Sinfônica de Oito Baixos de Santa Cruz do Capibaribe se apresentam nos mercado da Boa Vista e da Madalena. Primeiro os músicos se apresentam na Boa Vista, das 10h às 11, depois seguem para a Madalena e animam o público das 13h às 14h.

Outra atração durante as comemorações em homenagem a Luis Gonzaga é a série de vídeos que tratam de temas ligados à vida e obra do Rei do Baião e podem ser vistos em duas sessões diárias, às 10 e às 15h. No próximo dia 13, o Memorial apresenta uma mostra especial de vídeos. Neste dia, além da apresentação de shows antológicos realizados por Gonzaga, acontece uma audição de sanfona com Divino do Acordeon.

O mês comemorativo encerra no dia 29 com a apresentação do sanfoneiro Severino dos 8 Baixos, na própria sede do Memorial, a partir das 10h30.

OFICINAS

Durante as homenagens a Luiz Gonzaga neste domingo, no Pátio de São Pedro, serão realizadas oficinas que pretendem despertar nas crianças o gosto pela música e pelos instrumentos.

A Oficina Lúdica e de Instrumentos Musicais, ministrada no Centro de Formação em Áudio Visual (CEFAV), é direcionada para crianças, que vão conhecer de perto a sanfona, o triângulo e a zabumba. Já a Oficina de Zabumba e Triângulo tem como público jovens e adultos e acontece na Casa do Carnaval.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: