segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Serra considera estratégico apoio de Aécio Neves no segundo turno


O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse nesta segunda-feira (4), em Belo Horizonte, que “foi pelo bem do nosso povo que o segundo turno aconteceu”. Serra prestou última homenagem ao pai de Aécio Neves, velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O candidato do PSDB comentou sobre o apoio de Minas nas eleições do segundo turno, quando perguntado sobre qual seria o papel de Aécio Neves na campanha presidencial. “Acredito que ele vai ser uma das pessoas-chaves, junto com Anastasia, para que em Minas e num plano nacional, para que a gente chegue a um final muito feliz num segundo turno”.

Serra disse que prefere evitar especulações sobre o apoio do Partido Verde, mas elogiou a participação de Marina Silva na campanha para presidente. “Ontem, a todo o Brasil, eu fiz minha apreciação a respeito da candidatura da Marina. Ela contribuiu para que nós tivéssemos o segundo turno, contribuiu, portanto, bastante para a democracia. E não só isso, ela também incorporou à política o voto, a participação de uma fatia muito grande da nossa juventude. Merece respeito e admiração da minha parte”, disse o candidato do PSDB.

O atual governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), também esteve em Belo Horizonte para o velório e enterro do ex-deputado federal Aécio Ferreira Cunha. Goldman comentou sobre a contribuição da candidata do PV para o resultado das eleições para presidente. “É um voto que dizia o seguinte: ‘eu quero um segundo turno para ver melhor as coisas’”, disse.

O governador eleito em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), acompanhou Serra a Minas e cumprimentou os mineiros pelo resultado das eleições no estado. “Tenho certeza que (Antonio Anastasia) vai ser um grande governador de Minas Gerais. A belíssima votação do Aécio para o Senado e do ex-presidente Itamar Franco. Nós, em São Paulo, torcemos muito. Até no meu horário eleitoral lá em São Paulo, pedi o voto dos paulistas que tinham parentes aqui em Minas”, falou Alckmin.

Sobre as chances de crescimento de Serra no segundo turno, Alckmin aposta no tempo equiparado da propaganda eleitoral. “Eu acho que agora a eleição tem uma outra lógica, porque o tempo de rádio e televisão é muito importante, e o tempo do Serra era muito menor, fruto da coligação da candidata do PT. Agora o tempo é igual, então eu acho que o Serra tem boas possibilidades”.

Ao deixar o Salão Nobre, onde o corpo era velado, Aécio Neves conversou com a imprensa, destacou a atuação política do pai e respondeu a perguntas sobre a corrida presidencial. “Eu tenho muito respeito pela candidata do PT, mas eu acredito que para o Brasil, o projeto do José Serra é melhor”, disse o senador eleito.

“Nós temos que, respeitando nossos adversários, mostrar para a população brasileira que temos o melhor projeto do país. Um projeto que reconheça, inclusive, os avanços que tivemos nesse último período. Nesses últimos oito anos, o Brasil sem dúvida alguma avançou, como avançou nos oito anos que antecederam o governo Lula. Até porque não teria havido o governo do presidente Lula se não tivesse havido o governo do presidente Itamar, com o plano Real, do presidente Fernando Henrique, com a modernização da nossa economia”, falou Aécio Neves.

O corpo do ex-deputado Aécio Ferreira da Cunha foi cremado na tarde desta segunda-feira (4) no cemitério Parque Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Durante toda a manhã, o corpo foi velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Aécio Cunha foi duas vezes eleito Deputado Estadual e seis vezes Deputado Federal. Aos 83 anos, ele morreu nesse domingo (3) com insuficiência hepática.

Flávia Cristini
Do G1 MG

Nenhum comentário: