domingo, 16 de agosto de 2009

Blog da Folha: MP que dá R$ 1 bi aos municípios é o destaque da pauta

O Plenário deve votar na próxima semana a Medida Provisória 462/09, com as mudanças propostas pelo relator Sandro Mabel (PR-GO) em seu projeto de lei de conversão. Pelo fato de ser a última MP na qual poderão ser inseridos temas estranhos ao seu objeto original, o texto já discutido pelos deputados poderá receber muitos destaques.


A MP, que tranca a pauta, foi editada para garantir o repasse extra de R$ 1 bilhão ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com o objetivo de recompor perdas geradas pela queda de arrecadação de tributos federais.


Um dos principais pontos de controvérsia do texto de Mabel é a dispensa de estudos de impacto ambiental para realizar obras nas faixas de domínio de rodovias federais existentes. As faixas de domínio são áreas de até 100 metros em torno das rodovias, cujo aproveitamento depende de autorização do órgão responsável pela estrada ou do órgão ambiental.


Mabel estipulou prazos de 60 ou 90 dias para a emissão das licenças ambientais e determinou que essas faixas sejam excluídas dos limites de unidades de conservação, áreas indígenas ou especialmente protegidas. Isso atinge as já existentes ou aquelas a serem criadas.

Do Blog da Folha

Nenhum comentário: