terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Protesto no Recife contra o aumento dos deputados


O aumento de 61,8% dos deputados federais e estaduais provocou reação popular, ontem, em Pernambuco. Pelo menos aos olhos de estudantes secundaristas e universitários, o acréscimo não passou batido. Era perto das 16h, quando cerca de 80 jovens deixaram a Praça do Derby e percorreram a Avenida Conde da Boa Vista em protesto. Munidos de faixas, cartazes e apitos, tentaram despertar a atenção de motoristas e populares para o que tacharam de “abuso”. No início, um incidente entre o estudante Fernando Wanderley e o motorista de ônibus da empresa Borborema, Edvaldo Pereira, chegou a interromper o movimento. O condutor teria tentado avançar e, em reação, Fernando teria dado uma cotovelada no vidro do ônibus, trincando.
Acionada, a polícia conduziu o motorista e o jovem à Delegacia da Avenida Rio Branco, onde um acordo foi feito para que o prejuízo fosse pago. Os demais manifestantes seguiram com o ato até o Marco Zero. A mobilização é parte do movimento nacional, organizado dentro da comunidade do Orkut: Sou contra o aumento de 62%. “Queremos fazer um chamado para que todos se incorporem nessa luta para impedir a sacanagem do aumento dos parlamentares que tira da Saúde, da Escola, para botar no seu salário”, pontuavam os estudantes. O grupo prometeu voltar ao Marco Zero, hoje à tarde, quando o presidente Lula protagonizará sua despedida do cargo em Pernambuco.

A professora Osinete Nair disse que sentia até vontade de “ir para lá” ao avistar a manifestação. “O povo brasileiro é muito pacato em relação aos acontecimentos. A gente tem que incomodar mesmo os políticos no grito”. Outros desconheciam a razão do ato e até o aumento, como o motorista Jadilson Florêncio. Informado, acenou: “É certo (o protesto)”.

RENATA BEZERRA DE MELO(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: