terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Médicos farão exame para encontrar local exato da hemorragia de Alencar


O médico Paulo Hoff, que integra a equipe que acompanha José Alencar, disse na manhã desta terça-feira (28), que o vice-presidente vai passar por exame de arteriografia, o que permitirá a localização do ponto exato da hemorragia no intestino de Alencar. "É um procedimento parecido com o cateterismo. O paciente é sedado e poderemos acompanhar o contraste injetado e saber onde está o sangramento, que é intermitente e pode provocar outros problemas médicos", disse Hoff.


O vice-presidente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde quarta-feira (22) por causa de uma hemorragia intensa, o que o levou a perder dois litros de sangue. Não há previsão para que Alencar saia da UTI.
O sangramento, inicialmente, foi controlado com medicamentos no início da madrugada de quinta-feira (23). Segundo a equipe médica, ele está fazendo tratamento de hemodiálise, em estado considerado delicado e estável.
Hoff disse ainda que Alencar está recebendo transfusão de sangue regularmente. "Esse é um dos problemas que o paciente tem de enfrentar por conta da hemorragia. Houve dias que o sangramento parou, mas vai e volta. A hemorragia está melhor do que quando ele [Alencar] chegou ao hospital. Como o sangramento pode voltar a acontecer, optamos por esse procedimento mais invasivo, mas sem riscos ao paciente."


Quando chegou ao hospital, o vice-presidente foi levado à sala de cirurgia e uma operação foi iniciada, mas os médicos não conseguiram estancar a hemorragia. Por este motivo, ele foi encaminhado a UTI para receber antibióticos, plasma, plaquetas e a transfusão de sangue.
Segundo Hoff, a arteriografia será realizada por volta das 14h desta terça-feira. "Foi uma avalição da equipe médica, que entendeu ser a melhor medida a ser tomada para localizar o vaso exato do sangramento e fazer o tratamento adequado."
Posse de Dilma Rousseff
O médico disse também que Alencar está lúcido e passa bem. "Hoje, avaliamos que neste momento não a possibilidade de ele [Alencar] acompanhar a posse [da presidente eleita Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro, em Brasília]. Qualquer projeção futura é muito prematura."
Hoff afirmou ainda que não acredita na presença de José Alencar na cerimônia de posse de Dilma. "Confesso que, por mais que queiramos que ele esteja presente na posse, é cada vez mais difícil que isso aconteça."
Nesta segunda-feira (27), o médico Roberto Kalil Filho já havia se manifestado sobre a possível presença de Alencar na posse da presidente eleita. "Ele não tem de ir. Não posso falar isso oficialmente, mas se fosse hoje [ontem], ele não teria condições de ir. Seria muito cedo, prematuro afirmar isso. Ele praticamente só fala sobre isso [cerimônia de posse da Dilma]", disse o médico de José Alencar.
Luta contra o câncer
O vice-presidente luta contra um câncer na região do abdômen e já passou por mais de 16 cirurgias. Em julho de 2009, foi submetido a uma operação motivada por uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais.
Em setembro deste ano, o vice-presidente foi internado no mesmo hospital em razão de um edema agudo de pulmão. Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ficou hospitalizado e passou por um cateterismo. Em novembro, durante outro período de internação, sofreu um infarto.

Glauco Araújo
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: