sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Médico de José Alencar diz que vice está tranquilo após deixar UTI


O médico cardiologista Roberto Kalil Filho, que integra a equipe que acompanha José Alencar, disse que o vice-presidente "está bem, estável e tranquilo", após deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Alencar foi encaminhado para um quarto no 11º andar do hospital por volta das 16h desta quinta-feira (30). Ele estava internado na UTI desde quarta-feira (22) por causa de uma hemorragia intensa e se recupera de um procedimento cirúrgico realizado na tarde da última terça-feira (28) para estancar um sangramento em um tumor que invade o intestino delgado.
De acordo com boletim médico, divulgado às 15h45, "o sangramento intestinal permanece controlado, até o momento, e o paciente está se recuperando, com quadro estável".
Réveillon no hospital
No início da tarde desta quinta, os médicos afirmaram que o vice-presidente vai passar o réveillon no hospital. Segundo o cardiologista Roberto Kalil, Alencar deve receber a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois da cerimônia de posse de Dilma Rousseff.

"O presidente me disse que vai sair da posse e vir para cá antes de ir para São Bernardo", afirmou o médico nesta quinta. Segundo Kalil, o estado de Alencar permanece estável.

Posse em Brasília
Mais cedo, o médico Paulo Hoff comentou a vontade de Alencar em participar da posse em Brasília, mas defendeu a permanência do vice-presidente no hospital. "Não fazem nem 48 horas que o sangramento foi tratado. Neste momento, ele ainda não tem condições e é improvável que nas próximas 24 horas tenha melhora tão dramática que permita uma viagem", disse o médico.

Na quarta-feira (29), Hoff já havia praticamente descartado a hipótese de o vice comparacer à solenidade de posse da presidente eleita Dilma Rousseff, desejo manifestado por Alencar.

Ele explicou as razões médicas para que o vice não viaje de avião. "A pressurização do avião pode colaborar para um novo sangramento. Este é um momento cívico muito importante para o país e principalmente para ele.

A vontade de estar na posse é perfeitamente compreensível, mas o mais importante que estar lá é ele estar bem. Ele tem essa consciência."

O médico disse ainda que, se Alencar seguir com a melhora do quadro clínico, poderá retomar o tratamento contra o câncer na próxima semana. "Ele precisa estar bem cicatrizado da cirurgia da semana passada. Se isso acontecer, poderemos retomar o tratamento quimioterápico", afirmou Hoff.

Segundo o médico, o procedimento realizado em Alencar nesta terça-feira (28) também é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "É um procedimento caro, bastante tecnológico e sofisticado, mas que também é feito, por exemplo, no Hospital das Clínicas, pelo SUS."

Visitas
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT-SP), visitou o vice-presidente José Alencar nesta quarta-feira (29) e disse que ele está bem-humorado. "Fiquei 15 minutos com ele. Apesar de parecer fraquinho, os familiares me disseram que ele está bem melhor do que ontem [terça-feira]. Ele está passando confiança, muita paz, está falante e com o bom humor de sempre."

O deputado federal José Genoino (PT-SP) visitou Alencar na segunda-feira (27) e disse que o vice-presidente “demonstrou confiança e está animado". "O que mais me impressiona é a lucidez dele. O Alencar disse que ‘se minha hora chegar chegou, se não chegar, não é dessa vez", afirmou.

Genoino disse ter conversado sobre o governo com Alencar e a mulher do vice-presidente, Marisa, e também sobre os planos dele descer a rampa do Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a transmissão do cargo à presidente eleita, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro, em Brasília.

No domingo (26), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, visitou Alencar por cerca de meia hora e se disse "esperançoso" sobre a presença do vice na posse. "Ele quer concluir a missão dele [participar da posse] e acho que ele tem condições porque está se recuperando", disse Mantega.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), visitou o vice-presidente na sexta-feira (24). "Eu o encontrei muito bem disposto, conversando. Não queria deixar a gente sair do quarto da UTI onde está internado", disse Kassab, que estava acompanhado do vice-governador Guilherme Afif Domingos (DEM).

Na quinta (23), Alencar recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita Dilma Rousseff. "Espero estar lá [na posse], e que os médicos me liberem para tomar um golinho", teria dito Alencar para Lula e Dilma, de acordo com a assessoria do hospital.

Os médicos Paulo Hoff e Roberto Kalil Filho praticamente descartaram, nesta semana, a possibilidade de José Alencar acompanhar a posse da presidente eleita Dilma Roussef.

Histórico médico
O vice-presidente luta contra um câncer na região do abdome e já passou por 18 cirurgias. Em julho de 2009, foi submetido a uma operação motivada por uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais.

Em setembro deste ano, o vice-presidente foi internado no mesmo hospital em razão de um edema agudo de pulmão. Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ficou hospitalizado e passou por um cateterismo. Em novembro, durante outro período de internação, sofreu um infarto.

Milene Rios
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: