segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ações da Secretaria de educação durante o ano de 2010

Mesmo com as dificuldades encontradas no caminho, devido a cortes no repasse do FPM, e com a necessidade do município de Santa Cruz do Capibaribe se enquadrar na lei de responsabilidade fiscal. A Secretaria de Educação fechou o ano de 2010 positivamente, onde diversos trabalhos foram realizados, graças ao apoio da prefeitura municipal, em nome do prefeito Antônio Figueiroa, e da comunidade escolar com um belo trabalho de diretores supervisores professores e demais trabalhadores em educação em parceria com pais alunos.



Pontuaremos alguns desses trabalhos abaixo:



Ø Resgate da cultura _ onde em parceria com o Sr Adeilson Bezerra alunos confeccionaram burrinhas que foram exibindas no carnaval do Clube Português do Recife,.



Ø Cursinho pré-vestibular 2010- beneficiados diretamente 400 pessoas com vários alunos aprovados nos vestibulaes.



Ø Participação do município no PAR (Plano de Ações Articuladas)- sendo criada no município uma comissão com 7 pessoas onde as mesmas estarão participando efetivamente do PAR. Priorizando a qualidade de ensino da cidade.



Ø Programa Cooperjovem em parceria com o SESCOOP _ onde este ano teve como principal foco o educador, com objetivo de alcançar a cada dia melhores índices.

Ø Participação do município na II Gincana multicultural Cooperjovem Onde Santa Cruz do Capibaribe aparece como um dos 7 municípios parceiros participando ativamente.

Ø Reformas nas escolas _ Escolas Lucinalva Aragão (Palestina), João Maia e Lindalva Aragão de Lira (Santo Augostinho).

Ø Compra das bancas DESK para todas as escolas, sala de projeção para escola Sevy Barros e laboratório de informática na escola do Dona Dom.

Ø Comemorações culturais _ foram comemoradas varias datas especiais, a exemplo da semana santa realizou a entrega de ovos de páscoa para todas os alunos da rede municipal de ensino..



Ø Curso de especialização em Gestão pública no pólo da UAB, em parceria do CESAC e da IFPE_ Curso é gratuito onde os matriculados pagaram uma taxa de inscrição simbólica de R$ 30,00 (trinta reais), sendo beneficiado diretamente 40 pessoas. O curso é um dos primeiros frutos colhidos do projeto enviado pela Secretária de educação, Socorro Maia, ainda em 2007, que vinha lutando desde então e ver hoje o sonho realizado.

Ø Provinha Capibaribe _ elaborada pela equipe da Secretaria de educação de Santa Cruz do Capibaribe elaborou para o ano letivo de 2010. com o objetivo é fazer uma sondagem mais especifica no desempenho dos alunos da Rede municipal de ensino.



Ø Participação dos alunos nas Olimpíadas de Matemática e de Língua portuguesa





Ø Equipe do Se Liga e Acelera rendeu Frutos para o instituto Ayrton Senna que Graças à parceria com a prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação, segundo dados do próprio instituto, onde aponta que a média de alfabetização no município alcançou os 99% através do projeto ficando acima da média do Estado que é de 98 %.



Ø O Projeto de leitura "Fábulas: Valores Humanos e Preparo para a Cidadania" e turma da Mônica, idealizado pelo professor Antonio Taveira, foram desenvolvidos com apoio da secretaria de educação.



Ø Realização do JESCC XIII (Jogos escolares de Santa Cruz do Capibaribe).- O evento contou com sete modalidades sendo quatro coletivas e três individuais. Contando com 1500 alunos.

Ø Caminhada “Santa Cruz do Capibaribe contra a dengue”_ onde aproximadamente 2 mil alunos participaram.

Ø Quadrilhas escolares e projeto minha escola é a melhor.

Ø SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 2010_ participação de profissionais do Workshop Autismo dentro da perspectiva DIR/FLOORTIME e promoção de encontro com familiares de especiais, onde foram trocadas experiências e socializadas algumas estratégias sobre o tema.

Ø Formação de mais uma turma do PROERD em parceria com a policia militar.

Ø Formação continuada da jornada do pró-infantil projeto financiado pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Santa Cruz é a cidade sede do Pró-infantil. O Projeto é de extrema importância, pois vem profissionalizar os educadores infantis que não tem uma formação especifica.

Ø Formação continuada de gestores para os novos diretores de escolas, professores e demais profissionais em educação.

Ø Feira municipal de Conhecimentos 2010.

Ø Mês da Pátria 2010.

Ø Participação na prova SAEPE e Prova Brasil.

Ø Formatura de conclusão do ano letivo 2010 para as turmas do 2º Ano do 4º Ciclo de Aprendizagem (Ensino Fundamental), da Educação Infantil e do 1º Ano do 1º Ciclo de Aprendizagem (ABC) e Supletivos do Ensino Médio (parceria com o SESI).

Ø Em parceria com o Estado a abertura do processo de licitação da Escola Técnica que será construída em Santa Cruz do Capiberibe-PE.

Ø O trabalho desenvolvido durante o ano foi reconhecido e renderam indicações a secretária de Educação, Socorro Maia em algumas entidades a exemplo do conselho estadual de educação e convites para palestrar em diversos eventos a exemplo SIMPRO no I encontro da Rede pública municipal de ensino 2010.

Ø As participações da secretária nos órgãos a nível estadual e nacional renderam projetos para serem implantado nos próximos anos no Estado, Região e município. a exemplo:

Ø Do evento realizado entre os dias 29 à 30/04 na academia de tênis Resort.

Ø Projeto um Computador por Alunos (UCA). Onde o Governo do Estado de PE escolheu 5 municípios a ser contemplados.

Ø Proinfo Integrado: Onde Santa Cruz foi Contemplada com laboratórios de informáticas para todas as escolas da rede municipal. Com previsão até 2010.

Ø Banda Larga. Onde todas as escolas Urbanas estarão contempladas até 2010.

A conquista de 2 ônibus (1 grande e 1 micro)

No mais, agradecemos ao nobre blog pela parceria durante o ano e desejamos a todos Santacruzenses, um feliz Natal e um 2011 repleto de conquistas. São os sinceros votos da Secretaria de Educação, em nome da Secretária Socorro Maia.

Nenhum comentário: