segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eduardo diz que Guerra é coerente ao citar Arraes


CARUARU - Se as relações entre os senadores Sérgio Guerra (PSDB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) já não são mais as mesmas por causa da proximidade dos tucanos com o governador Eduardo Campos (PSB), com as novas imagens do guia eleitoral, a situação fica ainda mais complicada. Nos programas produzidos por Guerra, ele lembra que foi secretário nos dois governos de Miguel Arraes e ainda mostra fotografias do ex-governador, que é avô de Eduardo, dos tempos que era filiado ao PSB. Os aliados condenaram a atitude, mas, ontem, Campos considerou que o tucano foi coerente com a própria história.
“Ele não pode negar a Pernambuco que trabalhou com doutor Arraes em dois governos. Nas duas vezes que Arraes governou o Estado, depois que voltou do exílio, Guerra foi secretário (Indústria, Comércio e Turismo e também de Ciência e Tecnologia). Da mesma forma que ele também foi senador ao lado de Jarbas (Vasconcelos) por uma questão de coerência”, defendeu Eduardo Campos, na festa de aniversário do deputado estadual João Fernando Coutinho (PSB).

A biografia do senador tucano, fortemente ligada aos socialistas, nunca foi empecilho para a oposição em Pernambuco, mas passou agora a ser um incômodo para os jarbistas, que veem o parlamentar como um co-ajudante de Eduardo na eventual derrota de Jarbas, nesta eleição.

Questionado se o PSDB poderia se aliar ao PSB depois do pleito de outubro, o governador tratou de avisar que o assunto não deve ser discutido em pleno processo eleitoral. “O PSDB tem uma posição nacional que não é a nossa, e uma estadual que não é a nossa. Todos sabem e não é de hoje. Tenho, desde 2006, muitos amigos no PSDB de Pernambuco, como temos muitos amigos no PSDB do Brasil”, citando como exemplo o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Eduardo fez questão de lembrar que tem no PSDB estadual muitas pessoas que foram auxiliares do seu avô. “Muitos trabalharam comigo anos e anos e exerceram mandatos dentro do PSB. Em determinado momento saíram para apoiar Jarbas e mudaram de partido. Hora nenhuma briguei com eles. São meus amigos”, afirmou o governador.

LULA

O socialista receberá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na próxima sexta-feira, em Caruaru, onde o petista deve inaugurar uma Escola Técnica. Existe a possibilidade de Lula ir também ao complexo portuário de Suape. “Vou recebê-lo como governador do Estado, vou fazer da mesma forma de Petrolina - terça-feira passada. Alegria de receber um amigo”, disse Campos. Na quinta-feira, Eduardo almoça com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas não adiantou o assunto.

VALDECARLOS ALVES do Blog da Folha e JAIRO LIMA Enviado especial

Nenhum comentário: