quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sport vence a primeira na estreia de Toninho Cerezo


Depois de quatro derrotas e um empate, finalmente o Sport conseguiu seu primeiro triunfo. No jogo que marcou a estreia do técnico Toninho Cerezo, o Leão fez 1x0 sobre Paraná, nesta terça (1), na Ilha do Retiro, pela sexta rodada da Série B. O time ainda mostrou deficiências táticas e sobretudo no aspecto físico mas teve disposição para segurar o adversário. O próximo jogo será no sábado (5), diante do América-RN, em Natal.

Se o aspecto tático não foi o esperado - como se previa - não faltou disposição ao time do Sport na primeira etapa. Tanto que o gol saiu cedo. Aos dois minutos, Eduardo Ramos chutou cruzado e Juninho defendeu parcialmente. Ciro acompanhou bem a jogada e empurrou para o gol de pé esquerdo. Foi a primeira vez na competição que o time da Ilha saiu na frente de um adversário.

O bom volume de jogo inicial quase concretizou o segundo gol aos 13 minutos. Moisés dominou uma bola de fora da área e chutou forte. O goleiro defendeu em dois tempos. Apenas três minutos depois, Dairo passou por dois adversários mas mandou para fora.

Porém, à medida que o tempo foi avançando, os donos da casa mostraram alguns defeitos e o principal deles foi falta de agrupamento entre os setores. Não foi raro ver o meio de campo bastante distante do ataque. De ponto positivo ficou a marcação leonina, mais forte do que em jornadas anteriores.

Outro ponto a destacar foi o equilíbrio na válvula de escape. Se antes apenas Dutra era sobrecarregado para levar a equipe à frente, Renato apresentou-se para o jogo e deixou Eduardo Ramos em boas condições aos 20, mas o cabeceio foi para fora. O Paraná deu um susto no final da etapa. Aos 43, César cortou mal um cruzamento da direita. Leandro Bocão estava atento e chutou forte para Magrão fazer grande defesa.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com alterações. O Sport veio com Zé Antônio no lugar de Moisés e o Paraná veio de Flavinho no lugar de Vanderson. O time visitante ficou mais ofensivo mas, em compensação deixou mais espaço para os rubro-negros explorarem os contra-ataques, principalmente pelo lado direito.

Em três oportunidades o lateral Renato chegou em boas condições. Uma mandou para fora, outra o goleiro fez grande defesa e a terceira ele chutou fraco para o goleiro segurar. Mas o Paraná também mostrou força e aproveitou-se da queda física do Sport. Aos seis, Leandro Bocão cabeceou raspando a trave. Aos 17 ele usou a cabeça novamente e Magrão tocou na bola o suficiente para ela bater no travessão e sair.

Como o Paraná começava a levar vantagem no meio de campo, principalmente nas segundas bolas, o técnico Toninho Cerezo resolveu povoar mais o setor com a entrada do meia Adriano Pimenta no lugar do atacante Dairo. A alteração equilibrou mais o jogo, além de dar mais criatividade ao time - Eduardo Ramos mal se aguentava em pé de tão cansado.

Assim, o Sport voltou a chegar perto do gol depois de muito tempo. Aos 37 minutos, Ciro pegou uma sobra da defesa e chutou rasteiro. A bola desviou na zaga e saiu raspando a trave direita.

Ficha do jogo:

Sport: Magrão, Renato, Igor, César e Dutra; Germano (Eduardo Ratinho), Tóbi, Moisés (Zé Antônio) e Eduardo Ramos; Ciro e Dairo (Adriano Pimenta). Técnico: Toninho Cerezo.

Paraná: Juninho; Irineu (Diogo), Luís Henrique e Alessandro Lopes; Jéferson, Chicão (Somália), João Paulo, Vanderson (Flavinho) e Gilson; Marcelo Toscano e Leandro Bocão. Técnico: Marcelo Oliveira.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Francisco Almeira Filho (CE). Assistentes: Armando de Souza e Arnaldo de Souza (CE). Gol: Ciro, aos dois do primeiro tempo. Cartões amarelos: Ciro, Tobi, Somália, Gílson e Irineu.

Do JC Online

Nenhum comentário: