quarta-feira, 2 de junho de 2010

Eduardo quer campanha com 60 dias


O governador Eduardo Campos (PSB) pode encurtar o tempo da sua campanha à reeleição. Liderando com folga a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, o socialista estuda passar o mês de julho levando o pleito em “banho-maria”. A ideia é concentrar os esforços nas pendências administrativas, participando de poucos atos de rua. A “carga” seria dada em agosto e setembro. A estratégia, discutida numa reunião do governador com seu núcleo duro, ainda não foi sacramentada. Ela pode cair por terra, contudo, se o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) - principal candidato da oposição - subir nas pesquisas.


O secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos (PSB), explicou que, mesmo impedido de inaugurar obras em julho, em decorrência da Legislação Eleitoral, Eduardo pode vistoriar as ações do Governo que estiverem em curso. “A meta é fazer a campanha em 60 dias”, ressaltou Ranilson, que também é secretário-geral do PSB em Pernambuco. A estratégia palaciana ganhará força se o atual quadro sucessório se mantiver no decorrer do processo eleitoral. Campos já deixou claro que quer evitar que a gestão seja comprometida em virtude da disputa.



A montagem do staff eduardista ainda é muito embrionária. Ranilson Ramos destacou que até o momento poucas reuniões foram realizadas para tratar do tema. As funções que cada aliado ocupará na campanha, de acordo com o secretário, ainda não foram definidas. Eduardo não confirmou sequer quem deixará o Governo. “Estamos consultando a Procuradoria Geral do Estado para ver o que pode ser feito”, adiantou Ranilson.



A informação casa com o que o próprio Eduardo tem dito. O governador já assegurou que vai esperar a convenção nacional do PSB, no próximo dia 14, para iniciar a montagem de sua campanha. Um governista revelou, ontem, em reserva, que Campos desautorizou qualquer um dos seus assessores mais próximos a tratar de eleição. Um deles, inclusive, teria pedido exoneração para cuidar da campanha do governador, mas a solicitação foi negada.



AGENDA



Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos cumprirão agendas em cidades bem próximas, amanhã. Enquanto o senador fará sua primeira incursão ao Interior - irá a Carpina para um encontro com lideranças da Mata Norte -, o governador irá a Limoeiro reinaugurar a Escola Vasconcelos Galvão, que foi reformada, às 8h20. Em seguida, às 9h30, o socialista inspecionará a obra de requalificação da PE-90. Às 13h30, o governador inaugurará uma Academia das Cidades, em Machados.



Os dois municípios ficam no Agreste e são administrados por aliados de Eduardo: Machados, por Cido (PTB), e Limoeiro, por Ricardo Teobaldo, que apesar de ser filiado ao PSDB, votará no socialista. A assessoria do governador reforçou que a agenda pode ser alterada.

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERANMBUCO)

Nenhum comentário: