quinta-feira, 17 de junho de 2010

Forte chuva causa transtorno na Região Metropolitana


A chuva das últimas 24 horas deixou vários bairros da Região Metropolitana do Recife alagados. No Recife, os motoristas precisaram ter paciência no trânsito. No Cabo de Santo Agostinho, moradores de Ponte dos Carvalhos ficaram ilhados. Em Jaboatão, a queda de uma barreira destruiu parte de uma casa, no bairro de Cavaleiro.

O acidente deixou os moradores do Alto São Sebastião, em Cavaleiro, acordados e apreensivos durante toda a noite. E o medo aumentou quando a barreira nos fundos da casa de dona Marluce Marcolino desabou, destruindo a cozinha, a área de serviço e um quarto.

Ninguém se machucou porque no quarto invadido pelo barro e pelo muro de arrimo que havia sido construído justo para proteger a família, não tinha ninguém dormindo na hora.

Em Ponte dos Carvalhos, no Cabo, a angústia foi por causa da inundação da avenida doutor Miguel Arraes. A água entrou nas casa durante a madrugada. No meio da manhã, os bombeiros voltaram a pedido dos moradores, que ficaram ilhados. “Às 3h os bombeiros começaram a chegar para socorrer o pessoal”, falou o motorista Ediel José da Silva.

O secretário de Infraestrutura do Cabo, Oswaldo Vieira de Melo, informou que precisa de ajuda do Dnit para acabar com os alagamentos em Ponte dos Carvalhos porque há um bueiro que passa por baixo da BR-101. O Dnit, que disse que a questão foi levada por moradores da área ao Ministério Público, que está avaliando a situação.

O auxiliar de produção Wellington Valdomiro ia visitar um tio, mas desistiu. “Desisti porque o negócio está complicado. Muita água”, disse.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, esse tempo fechado deve seguir, pelo menos, até sábado (19), devido a uma frente fria. As pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia. O sol aparece apenas no Sertão.

RECIFE
No bairro da Imbiribeira, no Recife, vários trechos da avenida Mascarenhas de Moraes ficaram alagados, dificultando a passagem dos carros. E no início da tarde, uma árvore caiu no estacionamento do hospital da restauração. Sete carros dos funcionários do hospital ficaram danificados. O Corpo de Bombeiros esteve no local para retirar a árvore. A direção do hospital informou que solicitou à Emlurb a retirada de outras duas árvores do estacionamento que ameaçam desabar.

TRÂNSITO
O temporal também deixou o trânsito caótico em vários locais da Região Metropolitana. Com a pista molhada, motoristas tiveram dificuldades para trafegar, provocando acidentes. Em Paulista, dois acidentes foram registrados durante a madrugada, na BR-101. Um caminhão deslizou na pista molhada e bateu na mureta de uma ponte. Os quatro pneus estouraram e por pouco a carreta não capotou. Logo depois, um caminhão de lixo também perdeu o controle e bateu em outra carreta. Ninguém ficou ferido.

Um engarrafamento de quase oito quilômetros se formou do bairro de Santo Amaro até a Cidade Tabajara, em Paulista, depois de um acidente. Um ônibus seguia no sentido Olinda quando bateu na traseira de um caminhão. A batida foi entre as avenidas Cruz Cabugá e prefeito Artur Lima Cavalcanti. Três passageiros do ônibus tiveram ferimentos leves e foram atendidos por uma equipe do Samu.

No bairro da Guabiraba, um muro caiu durante a madrugada na rua São Romão e atingiu algumas casas. A Codecir esteve no local e interditou duas delas, que ficaram rachadas. As famílias foram para casas de parentes. No centro do Recife, um galpão foi interditado. Funcionários de uma oficina, que funciona dentro do galpão na rua Rocha Pita, ouviram estalos. Os bombeiros foram chamados e confirmaram que há rachaduras e risco de desabamento de parte da fachada do prédio.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: