quinta-feira, 17 de junho de 2010

Governador cuidará dos acertos locais


Passada a convenção nacional do PSB, o governador Eduardo Campos (PSB) começará - como o próprio ressaltou - a tratar, oficialmente, da composição de sua chapa em Pernambuco. Oficialmente, porque, nos bastidores, ainda que de forma tímida, o socialista tem ouvido aliados sobre o assunto. Hoje, Eduardo pode já conversar com Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB), na abertura do São João de Arcoverde. Os pré-candidatos ao Senado confirmaram presença no evento, mas a ida do governador ainda era incerta até ontem à noite. Se não ocorrer hoje, o encontro entre os três acontecerá, com certeza, amanhã, na festa junina promovida pelo vice-governador João Lyra Neto (PDT), em Caruaru.


Entre os três nomes cogitados para compor a majoritária situacionista, o de Lyra Neto é o único que os governistas ainda não dão como sacramentado. Uma parte dos aliados ouvidos pela reportagem confirmou a permanência do pedetista na chapa. Mas outra parte salientou que Campos estaria pensando em mudar. Pesa a favor do atual vice-governador o fato de ele ter sido, ao longo de todo o mandato, um “soldado” fiel, tendo assumido missões difíceis como o comando da Secretaria de Saúde. Além disso, a manutenção de Lyra Neto ganhou mais força depois que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) escolheu para a sua vice a deputada estadual Miriam Lacerda (DEM), que também é caruaruense.



Contra o vice-governador, segundo os aliados, pesaria o fato de não ter construído uma boa relação com os prefeitos, nos últimos quatro anos. Dois aliados, que pediram reserva, afirmaram que as conversas oficiais iniciarão na próxima semana.



AGENDA



A agenda administrativa que Campos cumpriria, hoje pelo Agreste, foi adiada para amanhã. Está prevista a passagem do governador por Jataúba, para inaugurar uma Academia das Cidades, por Brejo da Madre Deus e São Caetano (este município, no sábado), para entregar os respectivos sistemas de abastecimento de água, além Caruaru, onde ele se reunirá com representantes da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: