Do Portal FolhaPE
Atualizada às 16h49
Uma tromba d’água assustou os banhistas que estavam na praia de Piedade na tarde deste domingo (1º), em Jaboatão dos Guararapes. O fenômeno natural partiu do mar em direção à areia levantando guarda-sois e outros equipamentos, além de muita areia. A ventania foi filmada por várias pessoas que se questionam do que se tratava. Nas redes sociais, falam em tromba d’água, outros em tornado, e ainda há quem fala em fim do mundo.
De acordo com a meteorologista Edvânia Santos, da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o fenômeno foi isolado e por isso não há como prever o surgimento. No entanto, ela explicou que o que aconteceu pode ter sido provocado pela coação de dois fenômenos meteorológicos atualmente registrados no Estado como a zona de convergência intertropical e vórtices ciclônicos de altos níveis.
“Os dois sistemas estão provocando muita umidade, e provavelmente, provocando nuvens um pouco mais densas, e essas nuvens é que ajudam na formação desses fenômenos. No caso que ocorreu em Piedade, foi um vento forte, formando um vórtice em uma coluna de água ligada a uma nuvem um pouco mais densa, que chamamos de cumuliforme”, concluiu Edvânia.