quinta-feira, 26 de março de 2015

Obras estão paralisadas no Complexo de Polícia Científica em Caruaru, PE

Complexo de Polícia Científica em Caruaru, Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Complexo de Polícia Científica terá IC, IML e IITB
(Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)






Iniciadas em 19 de junho de 2011, as obras do Complexo de Polícia Científica estão paralisadas desde setembro de 2013 na Avenida Brasil, no Bairro do Salgado, Caruaru, no Agreste. O projeto, cujo valor é R$ 4.707.885,07, deveria ser aplicado em 300 dias. Já deveriam estar funcionando no local o Instituto de Criminalística (IC), o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB).
Em nota, a Secretaria Executiva de Gestão Integrada da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco afirma que, "por motivos técnicos, a construtora responsável paralisou a obra e desde então a SDS busca, juridicamente, uma forma de concluí-la". E ainda informa que o Departamento de Engenharia da pasta está verificando o que foi feito e o que falta construir, a fim de que haja avaliação para retomada das obras. "Temos também o CPC Palmares e CPC Salgueiro, ambos encontram-se em fase de levantamento de remanescente e deverão passar pelo mesmo processo de inventário", complementa o documento.
Como as demandas não param, dois problemas surgem e o desenvolvimento de casos é prejudicado, conforme avaliação de Arquimedes Melo, especialista em Perício Criminal e Criminologia. "O [problema] de Caruaru é que nós vamos perder muito tempo. Com este centro, poderíamos fazer uma série de exames periciais como, por exemplo, exame balístico e exame de toxicologia forense (...). E, como não temos como fazer isso, temos que enviar a Recife e isso superlota".
Núcleo de Segurança Comunitária no Bairro do Salgado, Caruaru, Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Prédio que abrigará núcleo é onde já funcionou a 2ª
Delegacia (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)






Outra obra fora do praso
Também no Bairro do Salgado, um dos mais populosos de Caruaru, há outra obra pública fora do praso. Trata-se do Núcleo de Segurança Comunitária, cuja previsão de entrega era dezembro do ano passado. No local, já funcionou a 2ª Delegacia de Polícia Civil.
"É inaceitável que uma população como a do tamanho do Bairro do Salgado e São João da Escócia para prestar sua queixa, por exemplo, alguma ocorrência que aconteça, tenha que se digirir ao Bairro Maurício de Nassau ou, nos fins de semana, até a Cohab I e II", diz o líder comunitário Sebastião Luiz da Silva.
G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Defesa Social e espera resposta sobre esta situação.
Do G1 Caruaru

Nenhum comentário: