sexta-feira, 6 de março de 2015

Janot pede abertura de inquérito no STF contra oito senadores. Um deles é pernambucano

Paulo Paiva/DP/D.A. Press

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou, na noite desta terça-feira (3), uma lista pedindo abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra oito senadores, entre eles, estaria o nome do pernambucano Humberto Costa (PT). Parte dos parlamentares estavam dando explicações à imprensa, nos últimos dias, sobre a possibilidade de estar na lista, inclusive, contratando advogados. A lista envolve nomes ligados a Operação Lava-Jato, desencadeada pela Polícia Federal para investigar casos de corrupção na Petrobras. As informações são do jornal O Globo.
Além de Humberto, figuram na lista os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Fernando Collor (PTB-AL). A lista contendo os nomes dos senadores foi revelada ao jornal por uma fonte da Procuradoria da República, no entanto, ainda não foi confirmada oficialmente pelo STF. Ainda se cogita que a lista de senadores incluiria Ciro Nogueira, do PP do Piauí. O parlamentar já afirmou que renunciaria o mandato caso se comprove o recebimento de propina a partir dos desvios da estatal.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também foi avisado de que está na lista, junto com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com Renan, o número de senadores incluídos no pedido de abertura de inquéritos no STF totaliza oito, ou seja, 10% dos 81 parlamentares que constituem o Senado Federal, destaca o jornal O Globo.
O senador Lindberg Farias, do PT do Rio, ainda aguarda o posicionamento oficial do STF na divulgação dos nomes que serão investigados. O petista ressaltou, no entanto, que é preciso saber separar o que é fruto de corrupção e o que foi doação ilegal de campanha. “Continuo na expectativa de não ter meu nome nessa lista. Uma coisa é corrupção e quem fez isso tem de pagar. Outra coisa é doação legal. É preciso separar o joio do trigo”, afirmou o senador ao jornal O Globo.
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que reclama do cenário econômico e da crise da Petrobras, também nega qualquer possibilidade no envolvimento com os desvios da estatal. Porém, a Procuradoria da República já decidiu que vai pedir a abertura de inquéritos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra ele. O entendimento é de que há elementos suficientes para os pedidos das investigações – os procuradores envolvidos descartam solicitar o arquivamento das citações.
Os procuradores também possuem o mesmo entendimento no caso do governador do Acre, Tião Viana (PT). Alguns políticos têm direito a foto especial junto ao STF e as denúncias da Procuradoria Geral não serão diretas. O instrumentn será o mesmo utilizado para as 54 pessoas listadas nas 28 solicitações ao STF: o pedido de abertura de inquérito.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário: