sexta-feira, 6 de março de 2015

Chove o esperado para 11 dias em apenas duas horas no Recife

Choveu o esperado para onze dias em apenas duas horas na madrugada desta sexta-feira (6) no Recife, de acordo com a Defesa Civil municipal. Foram 86 milímetros de precipitação registrados na cidade entre as 2h e as 4h da manhã. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o volume de chuvas das últimas 24 horas equivale a quase metade do previsto para todo o mês de março.
A Apac informou que o maior índice de precipitações foi registrado no bairro da Várzea, na Zona Oeste da cidade: 89 milímetros. Em todo o mês de março, eram esperados 116 milímetros de chuva para a área. Ou seja, em um dia choveu 46,35% do previsto para o mês. Na quarta-feira (4), a agência havia emitido um alerta de chuvas fortes para as 24 horas seguintes.

Considerando as últimas 24 horas, no entanto, o volume de chuvas foi ainda maior em Barreiros, na Zona da Mata Sul pernambucana. Segundo a APAC, a cidade registrou 113 milímetros entre a madrugada de quinta e sexta-feira. A taxa equivale a 58% do esperado para todo o mês na região (195,2 mm).
Quatro deslizamentos foram registrados, o mais grave no Ibura, Zona Sul do Recife, local que registrou o maior número de acidentes provocados pela chuva, segundo o Corpo de Bombeiros. A corporação foi acionada para fazer o resgate de várias pessoas ilhadas, sem poder sair de casa, na região. Além disso, uma barreira deslizou nas proximidades do Terminal de Lagoa Encantada. O incidente deixou três pessoas feridas e quatro casas interditadas.

Outros três deslizamentos, que não tiveram vítimas, ocorreram em Beberibe, na UR-2 (Ibura) e UR-7 (Várzea). A Sedec também registrou alagamento que atingiu uma comunidade na Linha do Tiro.
Alagamentos
A chuva forte também deixou várias ruas alagadas no Recife. Na Avenida Agamenon Magalhães, por exemplo, o canal transbordou em pontos próximos ao bairro de Parque Amorim. Se formou um engarrafamento que quase dois quilômetros de extensão n trecho que liga os bairros do Espinheiro e Joana Bezerra.

Uma fila de carros parados se formou na Avenida Boa Viagem, no bairro de mesmo nome na Zona Sul do Recife. Muita gente tentou desviar pela Avenida Conselheiro Aguiar, mas a situação não estava muito diferente. Na Linha do Tiro, as pessoas acordaram com a água entrando em suas casas.
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), os pontos mais críticos são as avenidas Mascarenhas de Moraes, próximo ao viaduto Tancredo Neves; Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Antônio de Góes; Doutor José Rufino, próximo ao Colégio Visão; e Norte, perto do Senai.
Por conta dos alagamentos, o trânsito está lento nesses locais e também em vias próximas. A CTTU informou que, no início desta manhã, o fluxo é complicado nas avenidas Boa Viagem, próximo ao Pina e ao 3º Jardim; Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Rua Padre Carapuceiro; e Abdias de Carvalho, próximo à UPA dos Torrões.
Do G1 PE

Nenhum comentário: