sexta-feira, 20 de março de 2015

Em PE, chuvas abastecem RMR, mas estiagem continua no Sertão


Nos próximos meses, a estiagem prolongada no Agreste e no Sertão do estado devem continuar. No entanto, haverá chuva dentro da média na Zona da Mata e no Grande Recife, e o período chuvoso deve encher os reservatórios de água que abastecem o Recife, os sistemas Pirapama e Botafogo. A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), como mostrou o Bom Dia Pernambucodesta quinta-feira (19). As previsões são de meteorologistas de todo o Nordeste, que se reuniram na quarta-feira (18) no Recife.
De acordo com Patrice Oliveira, que é gerente de meteorologia da Apac, a previsão não é boa para as regiões do Sertão e Agreste. "A chuva vai continuar escassa e irregular. Vamos ter mais um ano de pouca chuva na região", comenta. Por causa da estiagem, que já se estende por quatro anos, 126 cidades de Pernambuco decretaram situação de emergência - 70 delas no Agreste e 56 no Sertão.
A situação do Agreste é ainda pior do que no Sertão, que conta com o Rio São Francisco e açudes de grande porte, de acordo com Oliveira. "Acreditamos que será mais um ano em que as barragens não terão suprimento novamente, não vamos ter chuva para encher as barragens. O Agreste depende muito do abastecimento e de um ciclo regular de chuva", explica.
No entanto, a previsão para a Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife é de chuva dentro da média, enchendo os reservatórios de água que abastecem o Recife - os sistemas Pirapama e Botafogo. "Acreditamos que vamos ter recargas normais deles [dos sistemas]. Agora é que vão começar as chuvas significativas dessa região, depois que passar esse período, vamos tê-los quase totalmente cheios", afirma Oliveira.
O gerente de meteorologia explica também que o sistema climático que provoca chuvas nessas regiões é diferente do sistema que faz chover no semiárido. "Aqui, ocorra o que ocorrer, o sistema atua. Em 2012 tivemos uma grande seca, mas choveu relativamente bem aqui", afirma. Ele lembra também que o volume de chuvas de um ano inteiro no Sertão é a mesma quantidade de chuva em três meses nas outras regiões.
Do G1 PE

Nenhum comentário: