Senador assumirá uma cadeira na Câmara Federal no próximo ano (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)














No seu discurso de despedida no Senado Federal, nesta segunda-feira (1), o deputado eleito Jarbas Vasconcelos (PMDB) voltou a criticar os recentes escândalos de corrupção no País. O peemedebista citou o episódio do mensalão e das punições aos acusados do episódio. “Em que pese às punições do Supremo Tribunal Federal aos artífices do ‘mensalão’, o crime parece que realmente compensa”, afirmou. O caso da Petrobras também foi lembrado pelo parlamentar.
“O que fizeram com a maior estatal do Brasil, a Petrobras? Um dos maiores escândalos do Mundo. Desvios que chegaram às cifras bilionárias. É um crime de lesa-pátria. Vai demorar anos para a empresa retomar a tranquilidade necessária para enfrentar os desafios que não são apenas dela, mas que envolvem o nosso próprio futuro como Nação”, disparou.
Jarbas também voltou a criticar a tentativa do Governo Federal em implantar um plesbicito para a Reforma Política do País. Segundo o peemedebista, o PT está tentando trazer o modelo bolivariano executado em alguns países da América do Sul como Equador, Venezuela e Bolívia.
“Esse modelo começa justamente tentando esvaziar o poder da democracia representativa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, e, paralelamente, busca coibir a liberdade da Imprensa. As comemorações pela vitória apertada da Presidente da República foram marcadas por ataques aos meios de comunicação, um setor que ainda resiste, felizmente, ao “modo petista” de governar”, declarou.
Em sua análise sobre o cenário econômico, o parlamentar disse que o panorama é de uma crise sem precedentes. Em sua opinião, os eleitores que votaram na reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) “votaram olhando para trás”. “Este Governo que aí está, da presidente Dilma Rousseff, não tem condições de implantar as mudanças que o Brasil precisa”, frisou.
O mandato de senador de Jarbas se encerra no dia 31 de janeiro de 2015, no dia seguinte ele assume cadeira na Câmara dos Deputados. Esta é a terceira vez que Jarbas assumirá um cargo na Câmara. As outras duas ocasiões foram entre 1975 e 1978 e entre 1983 e 1985.
Leia o discurso na íntegra:
“Senhor Presidente,
Senhoras Senadoras e Senhores Senadores,
Há quase oito anos, cheguei a esta Casa com a esperança de que o nosso País conseguiria trazer para a política os avanços obtidos em outras áreas da sociedade brasileira. Infelizmente, isso não ocorreu. A política perdeu com a degradação dos governos do PT, que deixou de lado a ética que professava quando estava na oposição para lutar pela permanência no poder usando todas as armas que estiverem ao seu alcance.