quinta-feira, 3 de abril de 2014

Homens são flagrados caçando animais silvestres no Sertão de PE



Dois homens foram flagrados caçando avoantes, também conhecida como arribaçã, no município de Serrita, Sertão do Araripe de Pernambuco.

A fiscalização feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Salgueiro, no Sertão Pernambucano, faz parte da ‘Operação Migratórios’, que tem objetivo de combater a caça predatória de aves.

De acordo com o chefe do escritório regional do Ibama de Salgueiro, Juca Alencar, a operação está acontecendo também em Santa Cruz, no Sertão Central de Pernambuco.

Juca Alencar relata que os dois homens flagrados caçando já estavam com 16 aves mortas.

“Eles vão responder a um processo judicial por crime contra a fauna, porte ilegal de arma e devem pagar uma multa no valor de R$ 500 por cada animal morto”, afirma.

Ao todo, foram encontradas quatro armas, de diferentes calibres, e uma espingarda de pressão. A ‘Operação Migratórios’ iniciou no dia 13 de março e dura dois meses.

 O chefe do Ibama de Salgueiro ressalta que a pena pela caça de qualquer animal silvestre vai de 6 meses a 1 ano de detenção mais pagamento de multa.

Juca disse ainda que a atividade de caça agrava em situações quando os animais estão na lista de extinção. “Nesta situação a multa é de R$ 5 mil por animal”, explica. Juca conta que muitas pessoas de outras regiões vêm caçar em Serrita e Santa Cruz.

A arribaçã é uma ave característica do Nordeste e migra em toda região para reproduzir em bando seguindo o clico da chuva. “O avoante se alimenta de plantas e sementes da Caatinga como a semente de marmeleiro, a pimentinha e bamburrar”, diz.

 Do G1 Petrolina

Nenhum comentário: