segunda-feira, 21 de abril de 2014

Caminhoneiro é preso com mais de 50 kg de pasta base, em Xexéu

Apreensão ocorreu após investigações realizadas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

Um caminhoneiro de 50 anos foi encontrado com 52,1 quilos de pasta base de cocaína em Xexéu, na Mata Sul do estado. De acordo com a Polícia Federal (PF), é a maior apreensão de pasta base realizada este ano em Pernambuco. O entorpecente estava dentro de uma caminhão e seria levado de Várzea Grande, do Mato Grosso, para o Recife.

A apreensão ocorreu após investigações realizadas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Um cão farejador ajudou a localizar a droga, que estava na cabine do veículo, debaixo de um lugar que funcionava como uma cama.

 O entorpecente estava em três caixas de papelão, cada uma com 50 tabletes da pasta base. O material seria distribuído em Recife, Olinda, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho. Segundo as investigações, a quantidade de cocaína apreendida daria para fazer 156 quilos (ou 625 mil pedras) de crack.

 Em depoimento aos policiais, o suspeito informou que havia saído do Mato Grosso com o caminhão carregado de bolsas plásticas prensadas para ser entregue em uma fábrica em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana.

Dois homens (cujo os nomes não foram revelados) teriam sugerido que o caminhoneiro transportasse a pasta base para a capital de Pernambuco. O suspeito disse que aceitou a proposta por estar passando por situação financeira difícil e que seria a primeira vez que realizava este tipo de transporte.


 Um traficante que estaria em Vitória de Santo Antão, daria informações sobre o local para repassar a droga. O caminhoneiro receberia R$ 30 mil pelo transporte. Ainda segundo a PF, o suspeito estava acompanhado de sua esposa e de seus dois filhos – de um e três anos.

 A esposa não saberia da existência da droga e não teria envolvimento com o crime, por isso ela foi ouvida e em seguida liberada.

O suspeito foi preso em flagrante e autuado por tráfico interestadual de entorpecentes, na quinta-feira (17), mas a apreensão só foi divulgada na manhã deste domingo (20).

Ele foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everdardo Luna (Cotel) onde está à disposição da Justiça. Caso o caminhoneiro seja condenado, ele poderá pegar de 5 a 20 anos de prisão.


Do G1 Caruaru

Nenhum comentário: