quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PF faz operação contra fraudes em licitações no Espírito Santo


A Polícia Federal deu início, nesta quinta-feira (16), à Operação Moeda de Troca, que tem o objetivo de desmontar um grupo suspeito de fraude em licitações no Espírito Santo. Devem ser cumpridos, no total, 11 mandados de prisão, em três municípios (Vitória, Vila Velha e Santa Leopoldina). Três ordens judiciais são contra servidores públicos de uma mesma prefeitura.
De acordo com a PF, as investigações começaram há cinco meses. Havia denúncias de desvio de verbas públicas para um "caixa dois" de campanha eleitoral, mas, durante o inquérito, a denúncia não foi comprovada.
A polícia afirma que foi descoberto um esquema de fraude em licitações públicas e contratos de cinco municípios do Espírito Santo, com o envolvimento de três empresários e funcionários públicos municipais.
As investigações apontam que havia uma combinação prévia com os concorrentes do processo, que chegavam a apresentar propostas antes do prazo previsto no edital e também impediam a participação de outras empresas.
Os policiais encontraram propostas de empresas supostamente envolvidas em fraudes com informações semelhantes, inclusive com os mesmos erros de português. Há suspeita de que algumas delas deixavam de apresentar documentação correta e eram "propositalmente desclassificadas".
Foram investigados 11 contratos celebrados entre 2009 e 2010, que somavam R$ 28 milhões.


Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: