sábado, 11 de fevereiro de 2012

JOSÉ AUGUSTO MAIA USA A TRIBUNA DA CÂMARA E FALA DA DEVOLUÇÃO DO LIXO HOSPITALAR


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) fez uso da tribuna da Câmara Federal na tarde desta quinta-feira (09). Na ocasião ele falou sobre a devolução da carga de lixo hospitalar aos Estados Unidos.
Confira abaixo o discurso:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho mais uma vez a esta tribuna para falar da minha satisfação como coordenador da Comissão Externa desta Casa, formada pelo nosso Presidente Marco Maia, com a missão de propor, acompanhar e fiscalizar o episódio do lixo hospitalar que veio dos Estados Unidos da América. A sua chegada aqui, manchou e maculou de forma brutal a imagem do Brasil, de Pernambuco, em especial, e principalmente das mais de 20 mil micros e pequenas empresas do polo de confecções do Agreste de Pernambucano, que tem como sede principal a minha terra natal, Santa Cruz do Capibaribe.

Lembro a todos que no momento em que aquele maldito lixo hospitalar chegou e foi focalizado por toda imprensa, nacional e internacional, o prejuízo estava estampado nos rostos tristes, demonstrado através do desespero dos milhares de pequenos e indefesos empresários do nosso polo de confecções. Na época, eu disse nesta tribuna, “temos que punir os responsáveis pelos crimes fiscal, ambiental e de saúde, mas também fazer valer a nossa soberania naciona", e, como resposta, “temos que devolver ao país que permitiu tal crime as 65 toneladas que se encontram no porto de SUAPE, em Pernambuco, para seu lugar de origem, ou seja, os Estados Unidos da América”.

Não foi fácil, mas com a ajuda de Deus e dos meus cinco colegas Deputados, por mais de dois meses, travamos uma luta.

Foi com insistência, obstinação e empenho total da nossa Comissão que conseguimos fazer com que o lixo hospitalar, ao invés de incinerado, como queriam os norte-americanos a todo custo, fosse definitivamente devolvido aos Estados Unidos da América, pois foi dali que veio essa prática delituosa.

Quero, como Coordenador da Comissão Externa deste Parlamento, que tanto me honra e me possibilitou conseguir o nosso objetivo, agradecer aos meus colegas Deputados que compõem a Comissão: Deputado Delegado Protógenes, do PCdoB de São Paulo, Relator; Deputado Dr. Aluizio, do PV do Rio de Janeiro; Deputado João Campos, do PSDB de Goiás; Deputado Marllos Sampaio, do PMDB do Piauí; Deputado Fernando Ferro, meu colega de Pernambuco.

Aproveito também para agradecer às Policias Federal, Civil e Militar de Pernambuco, à Receita Federal, à ANVISA e às instituições envolvidas, que tanto contribuíram para que o nosso objetivo fosse alcançado, ou seja: devolver aquele lixo aos Estados Unidos.

Agradeço ao Governador Eduardo Campos, aos Senadores Pernambucanos Armando Monteiro, Humberto e Jarbas, às associações e entidades de classe do nosso Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco e aos milhares de médios, pequenos e micro empresários que se tornaram o segundo maior polo de confecções do Brasil, a maior geração de emprego e renda do Norte e Nordeste do nosso País e que, após a devolução do maldito lixo hospitalar, voltaram a sorrir e a produzir com mais força, garra e vontade de crescer de forma limpa, honesta e com dignidade.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, finalizo meu pronunciamento, agradecendo mais uma vez a Deus. O meu primeiro ano neste Parlamento foi muito produtivo. Mesmo sendo um principiante nesta Casa, esforcei-me e dediquei-me muito para contribuir com meu País, meu Estado e minha Região.
Agradeço ao meu Partido, o PMDB, aos 25 Deputados e aos três Senadores pernambucanos pelo apoio recebido.

Aproveito, também, para me solidarizar com o Ministro Fernando Bezerra, que soube se defender das injustas acusações e, ao prestar esclarecimentos ao Parlamento e à Nação Brasileira, deu um show de competência e seriedade. Com muita clareza, convenceu toda a sociedade que está prestando um grande serviço ao seu País e honrando todos nós Pernambucanos no desempenho de suas funções.

Aproveito também para parabenizar o Governador Eduardo Campos, bem como toda sua equipe pela brilhante gestão que vem desenvolvendo e colocando nosso Estado como o que mais cresce e se desenvolve no Brasil, devolvendo-lhe o título de Leão do Norte e se destacando como um dos políticos mais carismáticos e notáveis da atualidade.

Quando uma árvore dá bons frutos, sempre aparece alguns ou alguém para lhe atirar pedras. Mas sua vida pública já foi passada a limpo e sua história é muito maior do que o desespero dos que lhe invejam. Sua aprovação de mais de 80% dos Pernambucanos já dá prova de tudo isso. Parabéns, Governador! Conte sempre comigo e com todos os que me acompanham na região do Polo de Confecções do Agreste pernambucano.

DEPUTADO FEDERAL JOSÉ AUGUSTO MAIA

Nenhum comentário: